Resumo
Este artigo relata experiências cotidianas da coordenação pedagógica diante da implementação da documentação pedagógica realizada pelas professoras de uma instituição de Educação Infantil. Durante o desenvolvimento dos encontros formativos acerca da Documentação Pedagógica, as professoras iniciaram a prática de observar as crianças e registrarem mini-histórias para integrar aos relatórios trimestrais. As reflexões teórico-metodológicas apresentadas neste artigo, baseiam-se nos princípios das abordagens de Reggio Emilia, Emmi Pikler e pela Sociologia da Infância utilizadas no contexto da instituição educativa, inspiradas por pensadores como Malaguzzi (2016), Pikler (2004), Sarmento (2007) e Mello (2017). Essas abordagens não apenas influenciaram as formações, mas também inspiraram as experiências e rotinas diárias das professoras, tomando como referência as mini-histórias de Fochi (2019). Os resultados apontam que o ato de escrever, dialogar e refletir sobre as experiências vivenciadas pelas crianças e documentadas pelas professoras, permitiu a elas uma análise mais profunda de sua própria prática. Além disso, auxiliou a coordenação pedagógica a direcionar as formações docentes e orientar os aspectos pedagógicos e estruturais da instituição de forma mais eficaz. Deste modo, foi possível perceber a complexidade que existe em inserir a prática da documentação, e o quanto é necessário para o desenvolvimento pleno e respeitoso com as crianças.