Resumo
O texto é baseado em uma pesquisa inicial que surgiu a partir das inquietações do primeiro autor sobre a escassez de estudos que relacionassem a comunidade LGBTQIA+ e a Educação Matemática nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática do Brasil. Assim, entendemos que as experiências dessas pessoas devem ser narradas para desafiar as concepções da Matemática como uma ciência alheia às questões sociais. O objetivo do estudo e em questão é compreender como os processos de exclusão, como pré-conceitos, violências e estigmas, afetam os corpos dos pós-graduandos e egressos que são considerados desviantes da heteronorma. Cabe esclarecer que, conforme define Louro (2004), "desviante" é compreendido como qualquer indivíduo que transgrida as fronteiras de gênero e/ou orientação sexual impostas como "naturais" pela sociedade. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizará narrativas (auto)biográficas que serão captadas por meio de podcasts. Ademais, podemos citar também a importância da discussão envolvendo gênero e sexualidade na Matemática, haja vista que entendemos essa ciência como não neutra, cujas discussões sociais podem, e devem, estar presentes nos ambientes formais e informais de ensino e aprendizagem. Desse modo, ações como pré-conceito e bullying podem se tornar menos frequentes nesses ambientes.