- Educação Matemática,
- Neurodiversidade,
- Dificuldade de aprendizagem
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa em andamento que traz discussões sobre o transtorno específico de aprendizagem em matemática, em relação à etiquetação do modelo médico. Trata-se de uma pesquisa em andamento, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
(PPGEduMat). Para tanto, utilizamos a metodologia pesquisa narrativa para entender as experiências e os acontecimentos de pessoas com discalculia como a expressão de algo que vem ocorrendo com pessoas com discalculia e seus responsáveis legais. Neste contexto, o objetivo geral dessa produção é compreender as possíveis vivências de indivíduos com discalculia, buscando compreender como os familiares ou representantes legais entendem a dificuldade do estudante em aprender matemática, os desafios e as conquistas dos participantes. Contudo, abordar e aproximar esse estudo de professores e futuros professores de matemática pode trazer benefícios aos alunos, haja vista que os professores estando informados sobre o assunto conseguem orientar e intervir trazendo representatividade e acolhimento. Além disso, ainda tem-se a ênfase da participação de profissionais da saúde, de educação e de familiares para melhoria e construção de um entendimento sobre o assunto para que não haja conflito de definições, o que facilita a intervenção.