Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre os efeitos e práticas da Reforma do Ensino Médio, sancionada pela Lei nº 13.415, em 16 de fevereiro de 2017. O objetivo do estudo é analisar e compreender o surgimento, de uma nova proposta para a escolarização da juventude no Brasil. Além disso, é fundamental perceber como a reforma entre disputas e cálculos tem produzido efeitos na última Etapa da Educação Básica, por isso. Tomando como referência os elementos que caracterizam o arcabouço teórico do referencial de Michel Foucault (1926-1984), a fim de perceber as estratégias utilizadas para gerir os indivíduos, destacando o conjunto constituído pelas instituições, procedimentos, análises, reflexões, e táticas na produção dos discursos. Isso indica a necessidade de examinar os impactos e as implicações no campo educacional relacionado a alunos, professores e sociedade vinculados aos discursos recorrentes em documentos e outros dispositivos normativos que indicam enunciados relacionados. No entanto, este estudo não se concentra apenas nas consequências imediatas da Reforma do Ensino Médio, mas também considera suas implicações de longo prazo, ao examinar a influência da reforma nas perspectivas de futuro no campo educacional e na integração social, obtemos uma compreensão abrangente de seus efeitos duradouros sobre os indivíduos e a sociedade em geral.