EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA
- Evasão universitária,
- Permanência,
- Políticas Públicas,
- Pedagogia; Ensino Superior
Resumo
O presente estudo discute os conceitos de evasão e permanência no Ensino Superior brasileiro, com foco nas licenciaturas, especialmente o curso de Pedagogia, à luz das políticas educacionais contemporâneas e das desigualdades sociais que atravessam o espaço universitário. A partir de uma revisão de literatura e de um levantamento sistemático do estado do conhecimento, analisaram-se teses, dissertações e artigos científicos produzidos entre 2013 e 2023, disponíveis na BDTD/CAPES, Banco de Teses da ANPAE e periódicos especializados como a RBPAE, Educação & Sociedade, Educação em Revista, Revista Práxis Educacional e publicações da ANPEd. Os resultados evidenciam uma predominância de estudos qualitativos voltados à compreensão das trajetórias de estudantes em situação de vulnerabilidade, a crítica à fragmentação das políticas de permanência — notadamente o PNAES — e a ênfase em sujeitos interseccionados por raça, gênero, classe, território, deficiência e maternidade. Além disso, identificam-se lacunas importantes, como a concentração geográfica das pesquisas, a ausência de abordagens longitudinais e a escassa articulação entre dados estatísticos e análises qualitativas. O estudo conclui que garantir a permanência no Ensino Superior exige o reconhecimento de que permanecer é um direito e não um privilégio, demandando políticas integradas, interseccionais e articuladas aos projetos pedagógicos dos cursos. Ao reunir os principais referenciais teóricos e evidências empíricas, este trabalho busca contribuir com a construção de universidades mais justas, democráticas e inclusivas.