v. 4 (2025)
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OS DESAFIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS, NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO SUPERIOR, NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA

Ricardo Mathias da Silva
UFMS
Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Ensino médio;,
  • Educação superior;,
  • Lei 10.639/2003;,
  • Educação para as relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os desafios das ações afirmativas, na educação para as relações étnico-raciais, do ensino médio a educação superior. O presente artigo caracteriza-se como um trabalho de campo e qualitativo, e se configura como um estudo que fará uso de alguns procedimentos metodológicos. Nesse contexto, verificamos como resultado, que nas últimas décadas o ensino médio, da rede pública de ensino, tem conseguido reduzir, mesmo que timidamente a evasão escolar de estudantes negros, paralelo a esse importante avanço é registrado o crescimento de estudantes negros na educação superior, evidenciando uma mudança na cara da universidade no que diz respeito a diversidade étnico-racial. O crescimento no número de estudantes negros tanto no ensino médio, com a incorporação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, através das leis 10.639/03 e 11.645/08. Concluímos que a educação das relações étnico-raciais nos currículos da educação básica garante melhora no aprendizado e redução no abandono escolar, bem como garante o acesso a educação superior, com a matrícula de novos estudantes nas universidades públicas, por meio de cotas e nas instituições privadas, por meio do PROUNI. Esse resultado mostra o engajamento do movimento negro ao longo dos anos, numa demanda insistente pelo reconhecimento da identidade da população negra. Esse estudo se fundamentou na teoria de (ALMEIDA, 2018), (ALMEIDA, 2019), (ANDIFES, 2019), (BENTO e CARONE, 2016), (BOANAFINA; MACIEL e LIMA, 2024), (FÁVERO, 2006), (GOMES, 2003), (MARQUES; RIBEIRO, 2019), (OTRANTO, 2006), (PAULA, 2017).