O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1.Os textos devem ter extensão de oito a dez páginas, incluindo notas, referências e ilustrações.

2.Os textos devem ser escritos em língua portuguesa; incluir título e subtítulo (se for o caso), resumo de 100 a 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave e referências. Título, subtítulo, resumo e palavras-chave devem ser apresentados em versão bilíngue (português e inglês).

3.Os textos deverão incluir título e subtítulo (se for o caso), resumo de 100 a 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave e referências. Poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. Título, subtítulo, resumo e palavras-chave devem ser apresentados em versão bilíngue: se a língua original do texto for o português ou o espanhol, apresentar também uma versão para o inglês. Se a língua original do texto for o inglês, apresentar também uma versão para o português.

4. Para o layout das páginas definir: tamanho: A4, orientação: retrato; margens sup. e inf.: 2,5 cm; margens esq. e dir.: 3 cm; parágrafos com alinhamento justificado e recuo de 1,5 cm na primeira linha; espaçamento antes e depois dos parágrafos de 3 pt.

5. Todos os textos deverão ser enviados em Atrial, tamanho 12, espaço 1,5. Devem ser escritos em letras maiúsculas e minúsculas, sem qualquer edição, espaçamento de linha especial ou estilo editorial.

6. Orientações complementares para a composição dos textos:

a) O título e o subtítulo (se houver) devem ser separados por dois pontos (:) e ter alinhamento centralizado.

b) NÃO deve ser inserida qualquer identificação do(s) autor(es) no arquivo do texto. Verificar orientação específica sobre isso no item 9 destas Normas.

c) O texto do resumo e o do abstract, precedido de “Resumo:” ou “Abstract:”, deve ser digitado logo após o sinal de dois-pontos (:) e com alinhamento justificado.

d) As palavras-chave e keywords, precedidas de “Palavras-chave:” ou de “Keywords”, devem ser digitadas logo após o sinal de dois-pontos (:), com todas iniciadas em maiúscula, separadas uma da outra por ponto (.) e finalizadas também com ponto (.), com alinhamento justificado.

f) Os subtítulos das seções (se houver) devem ser numerados (com exceção para “Introdução”, “Conclusões” e “Referências”), alinhados à esquerda, separados do texto que os precede por 2 comandos <Enter> e do texto a seguir por 1 comando <Enter> apenas, sem inserção de dois-pontos (:) no final.

h) As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, seguindo a mesma formatação e destacadas com aspas.

i) As citações com mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafos com recuo de 4 cm à esquerda, separados antes e depois por 1 comando <Enter> apenas.

j) Para as referências das citações deve-se utilizar o sistema AUTOR-DATA: o sobrenome aparece apenas com a primeira letra em maiúscula quando fora dos parênteses. Ex.: Martins (2016, p. 30) – ou com todas as letras maiúsculas quando inserido em parênteses – Ex.: (MARTINS, 2016, p. 30). Os dados bibliográficos completos devem ser inseridos no final do texto (item Referências).

k) As notas devem vir em rodapé e conter apenas comentários que se julguem necessários à compreensão do texto e não dados bibliográficos.

l) As Referências devem ser apresentadas no final do texto, precedidas do subtítulo “Referências”, sendo orientadas pelas normas da ABNT (ver exemplos a seguir) e com uso de negrito para destacar os títulos das obras e alinhadas à esquerda.

Livro:

RAMIRO, Ramiro. Ditadura do prazer: sobre ficção científica e utopia. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2013.

Ensaio em periódico:

SANTOS, Rosana Cristina Zanelatto. A falta da literatura. Três Lagoas, Guavira Letras, n. 5, p. 181-193, jan./jul. 2012.

Capítulo de livro:

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cultural em ritmo latino. In: MARGATO, Izabel; GOMES, Renato Cordeiro (Orgs.). Literatura/Política/Cultura (1994-2004). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 239-252.

Documentos eletrônicos:

CAMPOS, Haroldo de. Uma leminskiada barrocodelica. Disponível em: <www.planeta.terra.com.br/arte/PopBox/Kamiquase/ensaios.htm>. Acesso em: 8 maio 2007.

7. No caso de o texto ser acompanhado de imagens, estas deverão ser encaminhadas no corpo do texto – no local onde devem aparecer na publicação – devem ter largura mínima de 10 cm e resolução mínima de 300 x 300 dpi, no formato.jpg. Todas as imagens, Figuras, Tabelas e Quadros devem ser citados no corpo do texto, numerados e acompanhados de Legenda e da Fonte consultada, conforme normas da ABNT.

8. Todos os textos devem ser submetidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.O nome do arquivo deve indicar o título do trabalho.

9. O conteúdo dos textos e a obtenção dos direitos de reprodução das imagens, caso não sejam de domínio público, são de inteira responsabilidade dos autores.

Identificação dos autores

10. Um arquivo complementar deverá ser encaminhado, identificado com o título do artigo, seguido de “identificação dos autores”, contendo nome completo do(s) autor(es), e-mail e filiação institucional (no caso de bolsista CAPES, CNPq, Fundação estadual ou outra, informar logo após a filiação institucional).

Direitos autorais

11. Autores que publicam em Anais dos Seminários Internacionais de Estudos de Linguagens e das Semanas de Letras - FAALC/UFMS concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem aos Anais SIEL e Semanas de Letras – FAALC/UFMS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Periódico.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste Periódico.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.