O SUJEITO REALIZADO DA PRÁTICA RELIGIOSA NOVENA PERPÉTUA

ANÁLISE SEMIÓTICA DAS CARTAS DE AGRADECIMENTO

Resumo

Este artigo expõe um estudo apresentado em forma de comunicação no Seminário Internacional em Estudos de Linguagens e Semana de Letras, da UFMS, na edição de 2022. Nesta comunicação, a partir do método teórico da Semiótica Discursiva, de Greimas (1966), apresentamos análises das Cartas que são lidas na Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, prática religiosa popular ocorrente em variadas cidades do Brasil. Dessa maneira, os dados desta pesquisa, qualitativa-interpretativista, apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento de mestrado que busca identificar como se constroem os sentidos das práticas católicas de Nossa Senhora – tendo como recorte Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: denominação mais internacionalizada da contemporaneidade (SHNEIDER, 1991). Sobre a análise, utilizamos os recursos do nível narrativo do percurso gerativo de sentido, mais especificamente, no que se referem às questões de con/disjunção do sujeito com o objeto-valor que a narratividade desses textos evidenciou. Os resultados constatados demonstram que a narratividade recorrente nas Cartas de Agradecimento materializa que os sujeitos atualizados, até então enunciatários da novena, perpassam um percurso narrativo o qual, anteriormente disfórico, em disjunção ao objeto-valor da graça desejada passam a ter conjunção ao objeto-valor, assumindo um perfil de sujeitos realizados.

Biografia do Autor

Renan Ramires de Azevedo, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Estudos de Linguagens (UFMS), na linha de pesquisa em Práticas e Objetos Semióticos. É membro do Grupo de pesquisa SEMIOMS, certificado pelo CNPq. Desenvolve pesquisa sobre Discurso Religioso, mais especificamente, Arte Religiosa, Mariologia e Práticas de Fidelização Religiosa.

Referências

AZEVEDO, Renan Ramires de; SILVA, Sueli Maria Ramos da. Pandemia e prática religiosa no discurso online: a situação do enunciado. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 109-127, jul. 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/index. Acesso em 30 jul. 2023.

CARDOSO, D. A. Corpo e presença na Bíblia Sagrada. 2017. Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CARVALHO, Paulo César de. Fragmentos epistolares de um discurso amoroso: elementos para uma análise semiótica do estatuto do gênero carta de amor. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DEMARCHI, Guilherme. Da paixão à ressurreição: uma análise semiótica. 2015. Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

GONÇALVES, Dirçon. Graças alcançadas: 50 cartas de agradecimento. Curitiba: Peregrina, 2016.

GREIMAS, Algirdas Julien.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. 2. ed. 3ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.

GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. Tradução de Maria José Rodrigues. Coracini. São Paulo: Ática, 1993.

GREIMAS, A. J. Semântica estrutural: pesquisa e método. São Paulo: Cultrix, 1966.

JADON, José Carlos. Sucesso e salvação - estudo semiótico comparativo entre os discursos televisivos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Católica Apostólica Romana no Brasil. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

LIMA, K. M. As novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande (MS) como fenômeno de Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 5, n. 10, jul./dez. 2007.

MACHADO, Domingos de Souza. Ethos e identidade no discurso religioso fundador: uma abordagem semiótica do corpus paulinum. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

MARQUES, R. M. da C. Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense. Campo Grande: Editora UFMS, 2001.

PIETROFORTE, A. V. O discurso da Tradição esotérico Religiosa: uma abordagem semiótica. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

POSTAL, Jairo. Uma imagem caleidoscópica de Jesus: o éthos de Cristo depreendido dos evangelhos canônicos. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 28. ed. - São Paulo: Cultrix, 2012 [1916].

SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira. A Carta-objeto: uma Análise Semiótica da plástica das Cartas de Sá-Carneiro. Estudos Semióticos, v. 8, n. 2, p. 28-39, 2012.

SHNEIDER, A. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: História, culto e devoção. 11. ed. Aparecida: Santuário, 1991.

SILVA, Cintia Alves da. As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica. 2012. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

SILVA, Sueli Maria Ramos da. Discurso da divulgação religiosa: semiótica e retórica. Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SOARES, Cássia Lacerda. Fé e sentido: enunciação e éthos no discurso da homilia de freis franciscanos. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica Tensiva. Tradução: Ivâ Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. - São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Publicado
2023-09-05