DES-PENSANDO O MODERNISMO BRASILEIRO A PARTIR DE SILVIANO SANTIAGO

UMA TEORIZAÇÃO DESCOLONIAL

Resumo

Este trabalho tem por objetivo propor uma leitura de perspectiva descolonial do modernismo brasileiro simbolizado pela Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922. Para isso, tendo em vista que a presente discussão está circunscrita pelo projeto maior de tese atravessado pela presença do escritor e crítico Silviano Santiago, utilizarei como ponto de partida tanto ensaios do referido intelectual quanto os conceitos de des-pensar de Boaventura de Sousa Santos e das opções descoloniais de Walter Mignolo. Nesse intento, compreendo que a premissa basilar das reflexões pode ser entendida através do que Mignolo (2008) conclamou de aprender a desaprender para re-aprender muito do que aprendemos e, sobretudo, o que nos ensinaram sobre como aprender, aqui, em especial, no que se refere ao modernismo.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves de Medeiros, UFMS

Mestrando Bolsista CAPES em Estudos de Linguagens com o projeto "Silviano Santiago para além das montanhas: uma leitura crítico-biográfica fronteiriça" pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras Licenciatura Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) e Presidente da Comissão Organizadora dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto "Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Descoloniais.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

E.C. NOLASCO é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços.

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Publicado
2023-09-06