AS SETE FACES DE UMA ASSINATURA
UMA LEITURA PARA O SER GAUCHE NA VIDA
Resumo
Nesse estudo apresentamos uma leitura para o Poema de sete faces, de Carlos Drummond de Andrade, sob a perspectiva da Semiótica discursiva, com contribuições de Agamben (2019) sobre a Teoria das assinaturas. Os resultados mostram que a inscrição tímica de um corpo na enunciação, as marcas tímicas de outros corpos nos sentidos já cristalizados nos lexemas, nas figuras e nos temas e a força necessária para a inscrição de novos sentidos precisam ser consideradas no processo de significação em função dos efeitos de sentido que produzem. A essa inscrição denominamos assinatura e sua adesão social constitui-se como âncora, como efeito de significações utilizadas anteriormente que garantem previsibilidade e, consequentemente, legibilidade aos textos. Na busca pelo sentido, o sujeito da enunciação faz uso das assinaturas homologadas socialmente e redefine euforicamente o ser gauche, enquanto um estado de alma, muito mais que um estilo de vida, como uma das possíveis leituras de Drummond.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum: sobre o método. Trad. de Andrea Santurbano e Patrícia Peterle. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema de sete faces. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 11-12.
BENJAMIN, Walter. A capacidade mimética. In: ADORNO, Theodor et al. Humanismo e comunicação de massa. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1970.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru-SP: EDUSC, 2003.
BÍBLIA DE ESTUDO NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003.
GREIMAS, Algirdas J.; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. 2. ed. Trad. de Alceu Dias Lima; Diana Luz Pessoa de Barros; Eduardo Peñuela Cañizal; Edward Lopes; Ignacio Assis da Silva; Maria José Castagnetti Sombra; Tieko Yamaguchi Miyazaki. São Paulo: Contexto, 2016.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LE ROBERT MICRO POCHE. Dictionnaire d’apprentissage du français. Paris: Le Robert, 2013.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).