HÁ UM TEMPO PARA TUDO

AS PARÊMIAS DENTRO DAS MÚSICAS GOSPEL

  • Karen Oliveira da Silva Ufms
  • Thyago José da Cruz UFMS

Resumo

As parêmias são unidades linguísticas pertencentes à Fraseologia, cujo objeto de estudo (as unidades fraseológicas ou fraseologismos) são as combinações fixas de unidades lexicais, com uma fixidez na forma e no sentido, podendo ou não ser idiomáticas. Nesta perspectiva, este artigo, vinculado ao PIBIC-AF, tem por objetivo analisar as parêmias presentes em uma seleção de músicas gospel para, desse modo, identificar o sentido que cada fraseologismo pode trazer para essas canções. Compôs o inventário de estudo um total de 17 músicas do gênero gospel, com os anos de lançamento entre 2019 a 2022, com uma alta frequência de reprodução na plataforma Youtube (acima de 9,6 milhões de visualizações).  Realizamos a análise a fim de selecionar os fraseologismos inseridos nelas. Dentre eles, encontramos um número representativo de parêmias: 3 provérbios, 10 frases proverbiais e 1 locução proverbial. Após analisar os dados obtidos, chegamos à hipótese de que, por seu caráter sentencioso, as parêmias exercem nesse contexto uma contribuição para o ensinamento e a doutrinação dentro do referido gênero musical. Cabe salientar que a pesquisa está em andamento, por isso, neste trabalho, apresentam-se somente os resultados parciais.

Biografia do Autor

Thyago José da Cruz , UFMS

Professor Dr. No curso de Licenciatura em Educação do Campo (FAED) e do curso de Letras (FAALC) da UFMS, estuda fraseologia e semântica.

Referências

CORPAS PASTOR, Gloria. Manual de Fraseología Española. Madrid: Gredos, 1996.

CRUZ, Thyago José, Os provérbios e a mulher. Curitiba: Appris, 2015.

DAMASCENO, Rafaela. A história da música gospel: adoração que atravessa séculos. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/blog/historia-da-musica-gospel/>. Acessado em 21 de fevereiro 2023.

MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva. A música evangélica na atualidade: algumas reflexões sobre a relação entre religião, mídia e sociedade. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 67-74, mar. 2010.

SEVILLA MUÑOZ, Julia; CRIDA ÁLVAREZ, Carlos Alberto. Las Paremias y su clasificación, Paremia, 22, 2013.

Publicado
2023-09-06