PROCESSOS CRIATIVOS DA CANÇÃO

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE “O RONCO DA CUÍCA” A PARTIR DO COMPOSITOR-VIOLONISTA JOÃO BOSCO

Resumo

Este artigo é fruto do projeto de pesquisa intitulado “Processos criativos da canção: Uma proposta de análises sistemáticas de canções brasileiras compostas para voz e violão a partir da perspectiva da performance musical”. Aqui, por meio do recorte feito a partir da canção O ronco da cuíca, de João Bosco, investigamos os elementos dos processos criativos do compositor e suas relações com os aspectos literários da obra musical. A metodologia utilizada é o modelo de análise semiológica tripartite de Nattiez, evidenciando os processos poiéticos indutivo e externo. Como fonte primária para a análise poiética externa temos a entrevista do próprio João Bosco sobre o processo criativo desta canção ao canal Violão Ibérico. A articulação entre o conteúdo da entrevista com os conceitos sobre o cancionista (Wisnik, Tatit e Costa), ancorados na análise imanente (Nattiez, Teixeira) e de poiética indutiva (Nattiez) resultam na descrição dos caminhos da criação musical do compositor João Bosco, tais como: intenções de uma estética que passa pelo ritmo afro, pela característica narrativa e cênica do cancionista, pela potência da performance enquanto elemento criativo e pelo sonoridade de uma harmonia aberta que gera ambiguidade sonoro, ao mesmo tempo que serve como ponto de elisão entre os discursos textuais e musicais.

Referências

BOSCO, João. Violão Ibérico: João Bosco explica a composição e toca O Ronco da Cuíca. Youtube, 13 de nov de 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dDromsIFfoY (entrevista)>

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ENTREVISTA no bar do Pires. Entrevista cedida a Eduardo Goldenberg, Rodrigo Ferrari, Leonardo Boechat e Simas, em 17/01/2007, publicada no site oficial de Joao Bosco. Disponível em: <http://www.joaobosco.com.br>

Nattiez, J. J. (2014). O MODELO TRIPARTITE DE SEMIOLOGIA MUSICAL: O EXEMPLO DE LA CATHÉDRALE ENGLOUTIE, DE DEBUSSY. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (6). Recuperado de <http://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4049>

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SANT’ANNA, Afoosno Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira – 1ª ed. – São Paulo, Nova Alexandria, 2013.

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SARAIVA, Chico. Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil. São Paulo: 2013. Dissertação (mestrado) – USP. 222p.

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Publicado
2023-09-05