MULTILETRAMENTOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM CAMPO GRANDE – MS

Resumo

Dentre as inovações propostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, está a inclusão da Educação Física como parte integrante na área da linguagem. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral dialogar sobre a percepção dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande – MS (REME/CG), frente a inovação curricular com base no documento norteador do governo Federal, no que tange a disciplina e os multiletramentos. Os objetivos específicos consistiram em compreender como os professores de Educação Física têm participado e se envolvido no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2017), juntamente com a prática dos multiletramentos nas escolas da REME. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. No processo de geração de dados, utilizei estratégia secundárias acerca dos documentos oficiais, pesquisa bibliográfica, bem como, um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas pelo “google forms” realizado com 112 professores de Educação Física no ensino fundamental I. A discussão foi pautada em estudos da área da linguagem e formação continuada com ênfase nas averiguações sobre multiletramentos e a Educação Física Escolar. Diante do material analisado foi possível concluir que, as percepções dos docentes da área de educação física quanto a inclusão da disciplina na área de linguagem ainda requer maiores discussões, pois a implementação da BNCC ainda não foi efetivada dadas as limitações do período pandêmico, contudo, as primeiras ações que envolvem os ajustes nos projetos políticos pedagógicos estão sendo desenvolvidas, assim como, a formação continuada visando atualizar o educador quanto aos multiletramentos. Os professores estão buscando conhecimento e aprimoramento para que possam agregar as novas modalidades de linguagem nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Leila Cardoso Machado, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

A autora é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022), com graduações em Educação Física e Letras, além de uma pós-graduação em Atividade Física Adaptada, Didática e Saúde. Atualmente, ela atua como docente colaboradora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1133455857844750.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 out. 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n˚ 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, 2017.

BRASIL Base Nacional Comum Curricular In: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 08 de novembro de 2021.

BRITO. Vilma Miranda de. FERNANDES. Rosangela Cristina Teixeira. Concepção de Docência: o que pensam os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de campo grande- MS? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p.248-261 jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h481.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. (foi lançada em 2009, após 15 reimpressões, uma segunda edição que contém uma série de depoimentos avaliativos dos autores do livro).

DARIDO, Suraya. C. SANCHES NETO, Luiz. O contexto da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 1 - 24.

DIONÍSIO, Ângela P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. [orgs.]. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

FONSECA, E. N. Bibliometria: teoria e prática. São Paulo: Pensamento-Cultrix.1986.

GAYA, A. Educação Física: ordem, caos e utopia. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2014.

KLEIMAN, Ângela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. 2001. In: KLEIMAN, Ângela. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

KUNZ, Elenor; SOUZA, M. Unidade Didática 1 – Atletismo. In Kunz Elenor (org.) Didática da Educação Física 1. 3.ed. Ijuí; Unijuí, 2003, cap.1, p. 19-54. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014 /20 14_uem_edfis_pdp_carlos_alberto_pereira.pdf. Acesso em: 23 de janeiro de 2022.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. Universidade Federal do Ceará/Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia; 2013.

SOARES et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In SOARES, Carmen Lúcia (org) Corpo e História. Coleção Educação Contemporânea. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 11. reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOARES, Everton Rocha; Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais, Ano 2012.

Publicado
2023-09-06