AS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR

UMA CONVERSA EPISTÊMICA DO COTIDIANO

Resumo

Nosso ponto de partida para a escrita deste trabalho, assenta-se na crítica biográfica fronteiriça como possibilidade epistemológica outra de teorizar acerca das conversas como fazer desteórico subsidiado pela descolonialidade. Na esteira dessa afirmação, aportados pelas crônicas de Clarice Lispector as quais nos antecipam, desconfiamos que as crônicas claricianas constroem uma epistemologia assentada no cotidiano. Dessa feita, queremos compreender como as crônicas constroem o arcabouço de uma conversa epistêmica e também podem ser entendidas como uma narrativa crítica da realidade brasileira. Buscaremos tomar essas nossas/crônicas como uma maneira de conceituar o que estamos chamando na esteira de Walter Mignolo (2018) de “conversas epistêmicas”. Justificando a eleição desta proposta, estamos pensando em uma conceituação de caráter crítico biográfico fronteiriço acerca das crônicas de Clarice Lispector. A liberdade da escrita clariciana acaba por desvelar um modo outro de fazer crônica, colocando em jogo as próprias formas clássicas narrativas restritas somente ao gênero literário. Dito isso, queremos denotar como as crônicas de Lispector podem ser entendidas como conversas as quais foram convertidas em uma história local do Brasil.

Biografia do Autor

Nathalia Flores Soares, UFMS

Doutoranda em Estudos de Linguagens com o projeto " NAS ENTRELINHAS DO DESPRENDIMENTO: CLARICE LISPECTOR E A DESCOBERTA DO MUNDO. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras Licenciatura Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Descoloniais

Edgar Cézar Nolasco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

E.C. NOLASCO é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços

Referências

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 2ª Edição. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977

GIULIANO, Facundo (comp.). ¿Podemos pensar los no-europeos? Ética decolonial y geopolíticas del conocer. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2018.

LISPECTOR, Clarice.Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

LISPECTOR, Clarice.A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-27.

MIGNOLO, Walter. Prefacio de la edición castellana: un paradigma otro: colonialiad global, pensamiento fronterizo y cosmopolitismo crítico. In: MIGNOLO, Walter. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Ediciones Akal Sa, 2003b, p. 19-60.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernid, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialiad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010269092017000200507&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 nov. 2020.

NOLASCO, Edgar Cézar. Memórias subalternas latinas. In: NOLASCO, Edgar Cézar. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro&João Editores, 2013, p. 131-159.

NOLASCO, Edgar Cézar. A hora da(s) estrela(s) Clarice e Macabéa: fora da literatura, dentro da realidade. Campinas: Pontes, 2021.

SANTIAGO, Silviano. A aula inaugural de Clarice Lispector. In: _____. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. 2004. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

SANTIAGO, Silviano. A política em Clarice Lispector. 2014. Editora Rocco.

Publicado
2023-09-06