O TEXTO COMO MATERIAL COMPOSICIONAL EM GOT LOST, DE HELMUT LACHENMANN

Resumo

O presente trabalho integra uma pesquisa cujo objetivo é analisar a construção do instrumento vocal na música contemporânea, partindo dos pressupostos do compositor alemão Helmut Lachenmann (1935). Nesse sentido, propomos uma investigação acerca das estratégias adotadas pelo compositor para a realização musical do texto de acordo com as possibilidades da voz; para tal, partimos de sua obra Got Lost (2008), onde analisamos o fragmento do poema Todas as cartas de amor são ridículas, de Álvaro de Campos – um dos três textos utilizados por Lachenmann no corpo composicional da peça. Como referencial de análise, utilizamos as proposições de Luigi Nono (em Música e Texto) e Mário de Andrade (em Os compositores e a língua nacional), buscando compreender de que maneira Lachenmann lida com os desafios de adaptação da língua portuguesa em sua obra.

Biografia do Autor

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) da Harvard University. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), concluiu seus estudos de Pós-Graduação sob orientação do compositor Silvio Ferraz, como bolsista FAPESP, obtendo os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), com estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Realizou Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS com pesquisa sobre filosofia analítica da arte. Iniciou seus estudos de violoncelo em Rio Claro/SP com o professor Francisco Paes, prosseguindo-os com Eduardo Bello e Rodrigo Andrade, até se tornar discípulo de André Micheletti. Continuou sua formação por meio de masterclasses com os professores Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain, tendo sido selecionado pelo Instituto Goethe para seu programa de mentoria em música contemporânea com o Ensemble Modern (Alemanha), onde teve aulas com Michael Maria Kasper. Dedica-se ao diálogo entre a Música Antiga e a Contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de compositores brasileiros de várias gerações, atuando como solista frente a grupos como a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Performance Musical em sua relação com os seguintes tópicos: análise da música contemporânea (da canção popular à música experimental com suporte tecnológico); relações filosóficas, teológicas e retóricas; repertório e técnica do violoncelo. 

Referências

AKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 35, 2016. 176 páginas.

BOULEZ, Pierre. Poesia – Centro e Ausência – Música. In: Pierre Boulez – Escritos Seletos. Seleção: Paulo Assis. Empresa Diário do Porto. 2012

DE ANDRADE, Mário. Aspectos da música brasileira. Nova Fronteira, 2012.

GODOI, Rafael Felício Silva et al. Articulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionais. 2021. Dissertação de Mestrado em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021.

LACHENMANN, Helmut. Got Lost. Breitkopf & Härtel, Wiesbaden. 2015.

NONO, Luigi, Música e Texto. In: Luigi Nono, Escritos e entrevistas. Editado por Paulo de Assis, prefácio de Mário Vieira de Carvalho, traduzido por Artur Morão. Porto: Casa da Música – CESEM, 2015.

STEIDLE, Leon. Investigação das noções e técnicas composicionais de Helmut Lachenmann sob a perspectiva do fluxo energético musical, e aplicabilidades dentro da prática composicional contemporânea. 2021. Dissertação de Mestrado em Música, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

Publicado
2023-09-06