O TEXTO COMO MATERIAL COMPOSICIONAL EM GOT LOST, DE HELMUT LACHENMANN
Resumo
O presente trabalho integra uma pesquisa cujo objetivo é analisar a construção do instrumento vocal na música contemporânea, partindo dos pressupostos do compositor alemão Helmut Lachenmann (1935). Nesse sentido, propomos uma investigação acerca das estratégias adotadas pelo compositor para a realização musical do texto de acordo com as possibilidades da voz; para tal, partimos de sua obra Got Lost (2008), onde analisamos o fragmento do poema Todas as cartas de amor são ridículas, de Álvaro de Campos – um dos três textos utilizados por Lachenmann no corpo composicional da peça. Como referencial de análise, utilizamos as proposições de Luigi Nono (em Música e Texto) e Mário de Andrade (em Os compositores e a língua nacional), buscando compreender de que maneira Lachenmann lida com os desafios de adaptação da língua portuguesa em sua obra.
Referências
AKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 35, 2016. 176 páginas.
BOULEZ, Pierre. Poesia – Centro e Ausência – Música. In: Pierre Boulez – Escritos Seletos. Seleção: Paulo Assis. Empresa Diário do Porto. 2012
DE ANDRADE, Mário. Aspectos da música brasileira. Nova Fronteira, 2012.
GODOI, Rafael Felício Silva et al. Articulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionais. 2021. Dissertação de Mestrado em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021.
LACHENMANN, Helmut. Got Lost. Breitkopf & Härtel, Wiesbaden. 2015.
NONO, Luigi, Música e Texto. In: Luigi Nono, Escritos e entrevistas. Editado por Paulo de Assis, prefácio de Mário Vieira de Carvalho, traduzido por Artur Morão. Porto: Casa da Música – CESEM, 2015.
STEIDLE, Leon. Investigação das noções e técnicas composicionais de Helmut Lachenmann sob a perspectiva do fluxo energético musical, e aplicabilidades dentro da prática composicional contemporânea. 2021. Dissertação de Mestrado em Música, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).