EXPERIÊNCIAS SONORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

BARULHOS, BALBUCIOS, SILÊNCIOS, RITMOS, CANTORIAS, MOVIMENTOS, BRINCADEIRAS

Resumo

A pesquisa bibliográfica buscou compreender as experiências sonoras nos processos de comunicação de crianças entre si e com as pessoas adultas, a partir das perguntas: Que sons, barulhos, ruídos, bagunças e músicas as crianças trazem para os cotidianos da educação infantil? O que precisamos aprender para estar com as crianças, compreender e ampliar as suas experiências sonoras e silenciosas? Provocadas, definimos como objetivo: compreender a diversidade, a complexidade e a potência das experiências sonoras compartilhadas nos cotidianos da educação infantil para exercitar a escuta sensível. A pesquisa se fez com textos que abordam as diferentes paisagens musicais das infâncias, com concepções de crianças protagonistas que exploram, experimentam, criam e fazem barulhos com o próprio corpo e objetos. Crianças que se encantam com as melodias que nascem dos encontros entre diferentes instrumentos musicais e/ou objetos feitos instrumentos (panelas, latas, madeiras, sementes etc.), não como imitação, mas como criação. As crianças brincam e experimentam diferentes sons e silêncios, na busca de expressar o que estão sentindo. No entanto, há consenso sobre a quase ausência da musicalidade e da escuta sensível nos cotidianos das instituições educativas, com pouca compreensão dessas manifestações, gestando cansaços e silenciamentos.

Biografia do Autor

Jucilene Oliveira dos Santos, Secretaria Municipal de educação de Bonito/MS

Graduada em Pedagogia pela Universidade FEderal de Mato Grosso do Sul, polo de Bonito. 

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Publicado
2023-09-06