EXERCÍCIOS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA CRIANÇA-MULHER-MÃE-EDUCADORA EM SUAS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS COM E NA NATUREZA

Resumo

A pesquisa focalizou o brincar livre com a natureza, como direito das crianças pequenas. Das inquietações pessoais, foram gestadas as perguntas: Como as experiências vividas no decorrer da história de vida de uma criança-mulher-mãe-educadora gestam sensibilidades de estar com e na natureza, exercitando a liberdade e a escuta com as crianças pequenas? Qual educação infantil as crianças querem e têm direito para se conectarem com as suas humanidades? Na sequência, o objetivo foi compreender as nascentes de uma proposta de educação infantil que se abre para experiências político-pedagógicas a serem vividas com as crianças, em espaços externos e com a natureza, na cidade de Bonito/MS. O percurso se fez por meio de narrativas autobiográficas, com foco na organização das cidades e no brincar livre na e com a natureza. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição educativa, a qual tem como proposta político-pedagógica o brincar livre e a escuta sensível. As narrativas autobiográficas evidenciaram a importância da conexão da mulher-educadora com a criança que nela habita para estar, efetivamente, com as crianças pequenas sem exercer o adultocentrismo. A pesquisa de campo gestou esperança, com o registro de crianças pequenas brincantes que vivem as suas infâncias com e na natureza.

Biografia do Autor

Ariela Gomes, Jardim Recreativo do Mato/Bonito/MS

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, polo de Bonito.

Professora de Educação Infantil, Jardim Recreativo do Mato/Bonito/MS.

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Publicado
2023-09-05