AFETO COMO ELEMENTO PERSUASIVO
UMA ANÁLISE TENSIVA DE PROPAGANDA SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Durante a pandemia pela Covid-19, algumas pessoas respeitavam as medidas sanitárias indicadas por instituições especializadas, outras rejeitavam total ou parcialmente tais diretrizes. Em meio a essa polêmica, o Poder Público utilizou propaganda para conquistar a opinião pública visando a aumentar o cumprimento às normas para minimizar a proliferação do novo coronavírus. Nesse contexto, além da razão – ao apontar o vínculo lógico entre aglomerações e o aumento no número de contaminados, por exemplo –, os governos evocaram a emoção da sociedade – como imagens de pessoas doentes sofrendo, por exemplo – em propagandas institucionais. Com base nesse preâmbulo, o presente trabalho tem por objetivo geral colaborar para com as interpretações discursivas a respeito da análise do afeto utilizado retoricamente como elemento persuasivo nas discussões que emergem nesse dissenso. É na Semiótica Tensiva que nos fundamentamos teoricamente, tendo como objetivo específico apontar como a aspectualização do ator da enunciação perpassa dois perfis – um ligado ao ethos, ao social (ético), outro ao pathos, ao emotivo (ou pático). Assim, metodologicamente, analisamos a propaganda em vídeo “Amigo Secreto”, publicada pelo Governo do Estado do Ceará em dezembro de 2020 em suas redes sociais, quando os casos de contágio aumentavam no país e os riscos de aglomerações em meio às festas de fim de ano podiam ser considerados altos. Como resultado das análises, indica-se que a utilização retórica do enunciador causa determinados efeitos de sentido perante os enunciatários, os internautas que tiveram acesso ao vídeo propagandístico, que contribuem para a persuasão do público.
Referências
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ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
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