O USO DAS INTERFACES ON-LINE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A OBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES

  • Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

No rol das publicações em redes sociais, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e no que concerne ao exercício pedagógico, a maneira como os professores utilizaram as interfaces on-line e o próprio desconhecimento das formas de uso de plataformas digitais centralizaram críticas de diferentes ordens. Depois de observar o processo descrito, neste exercício analítico, proponho, através do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, afinado aos estudos de Michel Foucault, analisar a objetivação de docentes em publicações feitas por estudantes no Twitter, sobretudo ao se referir aos métodos de ensino, em postagens referentes aos dois anos de distanciamento físico. Conforme a metodologia que ampara o recorte, o estudo é de natureza qualitativa. Analiticamente, merece ênfase a percepção de que, ao aplicar mídias digitais nas rotinas acadêmicas, os limites das práticas adotadas sob a nomenclatura do letramento digital se dispersaram, confundindo-se, por vezes, com a modalidade de ensino da Educação à Distância (EAD). Dentro dessa perspectiva e levando em consideração a gama de possibilidades que emergiram nos enunciados em rede, além de novas normas vigentes, entendo que colocar os docentes nos papéis de incapazes pedagogicamente, e fixados em uma pressuposição teatral, colabora para a desvalorização da área.

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Publicado
2023-09-06