ANTOLOGIA DOS ESCRITOS DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA NA REVISTA DA ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS
Resumo
A professora Maria da Glória Sá Rosa foi uma importante figura em Mato Grosso do Sul, dedicando grande parte de seu tempo em vida à docência, à escrita e ao desenvolvimento cultural do jovem estado. No campo da educação, atuou como professora e fundadora de várias instituições relevantes, promovendo a cultura do estado, não só por meio de eventos e incentivo aos artistas locais, mas também na política. O presente artigo está vinculado a um projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e ao Acervo Maria da Glória Sá Rosa, com o objetivo de registrar a memória cultural e literária da Profa. Glorinha, como ficou conhecida. Parte-se da hipótese de que suas obras são um importante legado para compreender a formação identitária de Mato Grosso do Sul. A metodologia adotada consiste em pesquisar a bibliografia e obra da autora; realizar o levantamento e consulta de seus escritos na Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras; analisar alguns dos textos selecionados para o corpus, com base na perspectiva dialógica da linguagem e nas noções de sujeito, memória e identidade, passando pela linguagem, que constitui o modo pelo qual a autora representou a si mesma e a cultura local, deixando um legado inestimável às futuras gerações.
Referências
ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS. Disponível em: <https://acletrasms.org.br> Acesso em 28/02/2023.
ACERVO MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA. Disponível em: Acesso em 20/02/2023.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1º. sem. 2009.
MORAES, Carolina. Herança Indígena das obras de Conceição dos Bugres é retomada em nova mostra. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 de junho de 2021.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
ROSA, Maria da Glória Sá. Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul. Maria da Glória Sá Rosa, Idara Duncan, Yara Penteado. Campo Grande, MS: M. G. S. Rosa, I. Duncan, Y. Penteado, 2005.
ROSA, Maria da Glória Sá; DUNCAN, Idara. A música de Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande (MS): Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).