LITERATURA E DANÇA EM MANOEL DE BARROS
UMA PERSPECTIVA INTERMIDIÁTICA
Resumo
Este trabalho pretende elaborar considerações de natureza comparatista acerca das relações intermidiáticas existentes entre a poética de Manoel de Barros e o espetáculo de dança contemporânea Dialeto Manoelês. O estudo comparatista entre literatura e dança aqui apresentado buscará tecer reflexões relativas aos estudos das possibilidades intermidiáticas existentes entre as duas obras, assim como quanto às discussões referentes à escassa produção de referenciais teóricos no campo dos estudos intermidiáticos abrangendo a dança e a literatura. As pesquisas sobre relações intermidiáticas propostas por Rajewsky, Clüver e Ravetti serão articuladas com os escritos de Simone Ribeiro de Oliveira acerca dos estudos comparatistas. No campo da dança, os fundamentos da dança contemporânea e suas origens serão abordados de acordo com os textos de autores tais como Bourcier, Louppe, Vianna e Silveira, entre outros.
Referências
BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
CLÜVER, Claus. Inter Textus / Inter artes / Inter mídia. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Aletria, 2007.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 - 23, nov. 2011.
HIGGINS, Dick. Intermídia. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares. [Org.] Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona, 2012, p. 41 – 50
MARINHO, Marcelo. Manoel de Barros: O brejo e o Solfejo. Campo Grande: Universa, 2009.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Perdida entre signos: Literatura, Artes e Mídias, hoje. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Ut Pictura Poesis: O fio de uma tradição. In: Literatura e artes plásticas: o KÜNSTLERROMAN na ficção contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1993.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. 2. ed. Trad. Sérgio Sálvia Xoelho. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RAJEWSKY, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; FIGUEIREDO, Camila A. P. de; OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. [Orgs.] Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Santa Maria: UFSM, 2020, p. 55 – 96
RAVETTI, Graciela; ARBEX, Marcia. [ORG]. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Poslit, 2002
VIEIRA, Tânia Regina. Manoel de Barros: horizontes pantaneiros em terras estrangeiras. 2007. Tese (Doutorado). Faculdade de Letras. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).