LITERATURA E DANÇA EM MANOEL DE BARROS

UMA PERSPECTIVA INTERMIDIÁTICA

  • Maria Helena Santana Moreira UEMS
  • Neurivaldo Campos Pedroso Junior UEMS

Resumo

Este trabalho pretende elaborar considerações de natureza comparatista acerca das relações intermidiáticas existentes entre a poética de Manoel de Barros e o espetáculo de dança contemporânea Dialeto Manoelês. O estudo comparatista entre literatura e dança aqui apresentado buscará tecer reflexões relativas aos estudos das possibilidades intermidiáticas existentes entre as duas obras, assim como quanto às discussões referentes à escassa produção de referenciais teóricos no campo dos estudos intermidiáticos abrangendo a dança e a literatura. As pesquisas sobre relações intermidiáticas propostas por Rajewsky, Clüver e Ravetti serão articuladas com os escritos de Simone Ribeiro de Oliveira acerca dos estudos comparatistas. No campo da dança, os fundamentos da dança contemporânea e suas origens serão abordados de acordo com os textos de autores tais como Bourcier, Louppe, Vianna e Silveira, entre outros.

Biografia do Autor

Neurivaldo Campos Pedroso Junior , UEMS

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor efetivo (2015) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Virginia Woolf; Literatura e pintura; Estudos Interartes; Estudos Intermídias. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a supervisão da Profa. Dra. Rita Terezinha Schmidt.

Referências

BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

CLÜVER, Claus. Inter Textus / Inter artes / Inter mídia. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Aletria, 2007.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 - 23, nov. 2011.

HIGGINS, Dick. Intermídia. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares. [Org.] Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona, 2012, p. 41 – 50

MARINHO, Marcelo. Manoel de Barros: O brejo e o Solfejo. Campo Grande: Universa, 2009.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Perdida entre signos: Literatura, Artes e Mídias, hoje. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Ut Pictura Poesis: O fio de uma tradição. In: Literatura e artes plásticas: o KÜNSTLERROMAN na ficção contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1993.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. 2. ed. Trad. Sérgio Sálvia Xoelho. São Paulo: Perspectiva, 2015.

RAJEWSKY, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; FIGUEIREDO, Camila A. P. de; OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. [Orgs.] Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Santa Maria: UFSM, 2020, p. 55 – 96

RAVETTI, Graciela; ARBEX, Marcia. [ORG]. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Poslit, 2002

VIEIRA, Tânia Regina. Manoel de Barros: horizontes pantaneiros em terras estrangeiras. 2007. Tese (Doutorado). Faculdade de Letras. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2007.

Publicado
2023-09-06