A REPRESENTAÇÃO DO SOFRIMENTO NOS CONTOS DE ANA SQUILANTI
Resumo
O sofrimento humano já foi mote de diversas obras literárias a nível mundial. De modo genérico, esse sentimento está intimamente ligado a um estado de angústia, tormento, desconforto, infelicidade e dor – o que, de certo modo, causa impacto nas relações (inter)pessoais. O presente artigo propõe discorrer sobre a representação do sofrimento humano presente na obra Costuras para fora, de Ana Squilanti, em diferentes esferas, como, por exemplo, o luto afetivo advindo de um relacionamento amoroso, o ageísmo (ou etarismo) causado pela efemeridade do tempo, o racismo, o cárcere, a dupla colonização da mulher, o suicídio. Para tanto, foram selecionados três dos vinte e um contos que compõem a obra. Nesse recorte, quatro temas foram observados no que diz respeito às causas do sofrimento, sendo eles: o etarismo, o luto afetivo, a homofobia e a gordofobia. Assim, este estudo cobriu a representação do sofrimento em mais de uma esfera do convívio social, apresentando conceitos acerca do tema, discorrendo sobre a noção de representação na breve análise dos contos selecionados, bem como sobre o exercício de alteridade sugerido nas narrativas.
Referências
ARAÚJO, Janaína. Garantia do casamento homoafetivo no país ainda não foi concedida por lei. Rádio Senado, 2022. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/01/18/garantia-do-casamento-homoafetivo-no-pais-ainda-nao-foi-concedida-por-lei>. Acesso em: 17 ago. 2022.
ARISTÓTELES, Poética. Vol. IV. São Paulo: Editora Victor Civita, 1973. p. 451.
GOETTERT, Jones Dari. Babel e o mundo das vozes “mudas e surdas”. In: SANTOS, Carolina Barbosa Lima e; SANTOS, Rosana Cristina Zanelatto (orgs.). Cinema (d)e horror. Campo Grande, MS, FCMS: Life Editora, 2011. 160 p.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa I. 20ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SQUILANTI, Ana. Costuras para fora. São Paulo: Editora Nós, 2019.
SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: Maciel, R. F.; ARAUJO, V. de A. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).