PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA

Resumo

O presente estudo é uma proposta de sequência didática para o ensino médio, 1º ano, especificamente, integrando a pesquisa sociolinguística e o ensino de língua portuguesa. Insere-se como uma metodologia ativa e tem por objetivo geral promover a percepção e reflexão linguística dos alunos, alinhado às diretrizes da BNCC gerando protagonismo e reflexão linguística no alunado. O aporte teórico baseia-se em Bagno (2007), BRASIL (2018), Labov (2008), entre outros. O percurso metodológico apresentado aos alunos durante a sequência didática consiste em cinco passos: Seleção dos informantes a serem entrevistados pelos alunos; Definição do perfil desses informantes e observação de variáveis linguísticas oriundas das entrevistas; A gravação de entrevistas informais como sugere Tarallo (2003); A transcrição das entrevistas realizada pelos alunos segundo normas adaptadas do projeto NURC/SP e, por fim, a análise dos fenômenos linguísticos identificados. Este tipo de prática pedagógica demonstra que a variação linguística pode ser investigada de várias maneiras, e que os alunos, ao se engajarem nesse processo, tornam-se mais críticos e conscientes da diversidade linguística, reforçando que a integração da pesquisa sociolinguística no ensino de língua portuguesa enriquece a formação dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e participativa.

Biografia do Autor

Lucas de Souza Machado, UFMS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Estudos de Linguagens (PPGEL) pela FAALC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ Campo Grande), na área de Linguística e Semiótica, na linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino sob orientação da Prof. Dra. Patrícia Graciela da Rocha, 2022-2025. Mestre em Letras, com ênfase em Sociolinguística Variacionista, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande), 2019-2021. Pós-graduando (lato sensu) em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ambas pela FACULESTE (Faculdade do Leste Mineiro - EaD), 2023 -2024. Graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados- Pólo), 2015- 2018. Tem experiência na área de Letras voltado ao estudo da Sociolinguística Variacionista, Ensino de Língua Portuguesa e Identidade Linguística e, atualmente, é membro do POSLIDEN (Políticas (socio)linguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas) sob coordenação da Profa. Dra. Patrícia Graciela da Rocha e do GEPLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação) sob coordenação da Profa. Dra. Daniela Kanashiro. É professor de língua portuguesa da SEED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) e Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2023-2024.

Patrícia Graciela da Rocha, UFMS

Professora associada da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS/Campo Grande-MS atuando no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Estudos de Linguagens. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociolinguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas - Coletivo POSLIDEN - na UFMS. Mestrado e Doutorado em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino. Fez estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma Metropolitana (México/2020) na área de Políticas Linguísticas sob supervisão do Prof Dr Rainer Enrique Hamel.

Publicado
2024-07-30