PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA
Resumo
O presente estudo é uma proposta de sequência didática para o ensino médio, 1º ano, especificamente, integrando a pesquisa sociolinguística e o ensino de língua portuguesa. Insere-se como uma metodologia ativa e tem por objetivo geral promover a percepção e reflexão linguística dos alunos, alinhado às diretrizes da BNCC gerando protagonismo e reflexão linguística no alunado. O aporte teórico baseia-se em Bagno (2007), BRASIL (2018), Labov (2008), entre outros. O percurso metodológico apresentado aos alunos durante a sequência didática consiste em cinco passos: Seleção dos informantes a serem entrevistados pelos alunos; Definição do perfil desses informantes e observação de variáveis linguísticas oriundas das entrevistas; A gravação de entrevistas informais como sugere Tarallo (2003); A transcrição das entrevistas realizada pelos alunos segundo normas adaptadas do projeto NURC/SP e, por fim, a análise dos fenômenos linguísticos identificados. Este tipo de prática pedagógica demonstra que a variação linguística pode ser investigada de várias maneiras, e que os alunos, ao se engajarem nesse processo, tornam-se mais críticos e conscientes da diversidade linguística, reforçando que a integração da pesquisa sociolinguística no ensino de língua portuguesa enriquece a formação dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e participativa.
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