UM... DOIS... TRÊS PORQUINHOS

A FIGURA DO PORCO COMO SINÔNIMO DE OPRESSÃO EM "AMNESIA: A MACHINE FOR PIGS", DE THE CHINESE ROOM, E EM "PORCO DE RAÇA", DE BRUNO RIBEIRO

Resumo

Ao tratar sobre as representações em uma determinada narrativa, muitas vezes, estamos analisando as possibilidades de criação de um universo narratológico apresentado por uma obra, seja ela literária, cinematográfica, seja artística ou mesmo outra. Esses mundos, especialmente na literatura contemporânea, ressaltam situações cotidianas a partir de uma ilusão que depende das concepções do leitor para que possam ser interpretadas, mas sem, necessariamente, serem fiéis à realidade em que vivemos. Em Amnesia: A Machine For Pigs, de The Chinese Room, e Porco de Raça, de Bruno Ribeiro, percebemos que as situações de violência representadas nas duas narrativas se baseiam em um elemento em comum: o porco. De tal modo, assim como um porco, os sujeitos ditos marginais servem apenas para o entretenimento, como um animal de rinha, ou para executar funções como um escravo servil e dócil. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o símbolo do porco nessas narrativas, com o intuito de demonstrar como esse elemento está associado à representação da opressão e da violência de personagens marginalizadas.

Biografia do Autor

Bella Beatriz Martins Gomes de Oliveira, UFMS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Especialista em Literatura Brasileira (2023) e Licenciada em Letras - Português e Inglês (2022).

Publicado
2024-07-30