O NU DO BOREL

A IRONIA DA “BELEZA INTERIOR” COMO EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA E DE POTÊNCIA

Resumo

EEste estudo é um desenvolvimento da análise da produção de sentidos na fotografia Beleza interior (FAVELAGRAFIA, 2016) pela perspectiva teórica da semiótica discursiva, realizada em nossa tese de doutorado. Nosso objetivo foi depreender quais relações são estabelecidas por meio das assinaturas que resultam no efeito de sentido de ironia. As assinaturas são estruturas discursivas e narrativas complexas que envolvem relações de poder e de visão de mundo implícitas entre os sememas e semas e que trazem as marcas de um corpo-actante, um sujeito linguístico, semiótico, que a apõe, por ser fiduciário de valores, paixões e experiências sensório-motoras. A fundamentação teórica utilizada foi a semiótica discursiva e a teoria das assinaturas a partir das reflexões de Agamben (2019). Os resultados mostram que ao fotografar a beleza da mulher no interior de um cômodo na favela, o enunciador faz uso do sentido literal em oposição ao sentido figurativo da expressão “beleza interior”. Assim como, a ironia apresenta-se como forma de subversão e crítica à cultura a respeito da favela ao mesmo tempo que denuncia o preconceito e suscita a reflexão sobre a imagem que se tem em relação à favela e seus moradores.

Biografia do Autor

Carla Andreia Schneider, UFMS

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), Curso de Pós-Graudação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Dourados em convênio com a UCDB, Mestrado em Letras, área de concentração Linguística e transculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFGD e Doutora em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Formação em Língua Inglesa pelo CCAA. Desde 1992 é auxiliar em administração da Universidade Federal da Grande Dourados.

Maria Luceli Faria Batistote, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Araraquara (2008) e Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2024-07-30