O CONFLITO LINGUÍSTICO E IDENTITÁRIO DO SUJEITO SURDO TERENA: UMA REFLEXÃO SOBRE POLÍTICA LINGUÍSTICA

  • Michelle Sousa Mussato UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Política de língua(s). Surdo terena. Entre-línguas.

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre as relações de saber-poder (FOUCAULT, 1987, 1990; 1996; 1999) inscritas no campo multifacetado da Política Linguística, com atenção especial às relações de força que se instauram na situação linguístico-cultural dos surdos terena.  Para tanto, de modo transdisciplinar, as contribuições teóricas de autores que se preocupam com análise de língua(s), identidade(s)/identificações e cultura(s) dos sujeitos. Partimos de observações organizadas a partir de estudos acerca da Linguística Aplicada (MAHER, 2007), discussões sobre políticas e planejamentos linguísticos (CALVET, 2007) e nos apoiamos na Análise do Discurso de origem francesa (CORACINI, 2003, 2007), e no método arqueogenealógico de Foucault (1990) para organizar nosso gesto interpretativo, tendo em vista o processo de (des)(re)territorialização e (des)identificação desses sujeitos na(s)/ pela(s) língua(s) que lhes constituem/atravessam.

Biografia do Autor

Michelle Sousa Mussato, UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada em Letras com habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (2009). Mestre e Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, na linha de pesquisa "Discurso, subjetividade e ensino de línguas". Integro o grupo de pesquisa "Povos do Pantanal: aspectos linguísticos, discursivos, fronteiriços, culturais e identitários" sob a coordenação da Profª. Drªa. Claudete Cameschi de Sousa. Atualmente atuo como tradutora-intérprete de LIBRAS _ Língua Brasileira de Sinais (desde 2006 em escolas estaduais e municipais) na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (desde 2014). Tenho experiência em Linguística Aplicada, Análise do Discurso de origem francesa, com pesquisas desenvolvidas na perspectiva discursiva transdisciplinarizada aos estudos culturalistas, centrada em temáticas que problematizam discurso, identidade, subjetividade e processos de in(ex)clusão de surdos da etnia Terena.
Claudete Cameschi de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou, até o final de 2014, na graduação em Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal, no Câmpus de Aquidauana. Atua no curso de Letras da UFMS - campus de Três Lagoas, na Pós-Graduação strictu sensu (Mestrado e doutorado) em Letras UFMS, e, Pós-graduação strictu sensu (Mestrado profissional) PROFLETRAS/UFMS, Câmpus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Linguistica Aplicada, Análise do Discurso, Educação Escolar Indigena, Estudos Culturais e História da Literatura Infantil e Ou Juvenil Brasileira. Coordenou, até o inicio de 2014, a Base de Pesquisa da Diversidade Étnica e Cultural -BEPC - e o Laboratório de Estudos interculturais Indígenas Povos do Pantanal-UFMS/CPAQ, trabalhou com Licenciatura Intercultural Indígena. Trabalha com ensino da língua materna, cultura e identidade (Análise do Discurso e Estudos Culturais), Linguística, leitura, educação, literatura e alfabetização. Participa dos Grupos de Pesquisa (CNPq): História do Ensino, Cultura e Constituição da identidade na Região de Aquidauana/UFMS; O Processo Identitário do Indígena de Mato Grosso do Sul: Análise Documental e Midiática da Luta pela Terra/UFMS; Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais e de Fronteiras/UEMS; Povos do Pantanal: aspectos linguísticos, discursivos, fronteiriços, culturais e identitários; Formação Interdisciplinar de Professores; Grupo Sul-Mato-Grossense de Estudos da Linguagem, discursos e identidades de crianças/adolescentes e adultos em situação de exclusão. Rede Latinoamericana (REDLAD) -UFMS.

Referências

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Publicado
2019-09-04