“PROMESSA”, DE IVAN ÂNGELO: UMA METANARRATIVA, DUAS HISTÓRIAS

  • Stelamaris da Silva Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ivan Ângelo, Literatura brasileira, Metanarrativa

Resumo

Este artigo propõe-se analisar o enredo e as estratégias narrativas usadas pelo narrador do conto “Promessa”, de Ivan Ângelo, publicado no livro Professor e aluno (1992), observando em que medida alguns desses elementos o tornam uma metanarrativa. O processo metalinguístico presente no conto “Promessa”, abordado conforme a teoria do conto de Ricardo Piglia (2004), foi decisivo para realizar uma leitura além da superficialidade. O objetivo principal deste trabalho é o de investigar como e em que medida a metalinguagem presente no texto engendra a segunda história, implícita no discurso de um narrador irônico e sagaz, pois a única promessa que se consolida é a do narrador, a promessa de escrever, elaborar e concluir uma narrativa. A promessa do narrador para com o leitor é implícita e fica subentendida no modo como ele constrói a história e no modo como as partes da primeira história, da professora, se encaixam na segunda história, a da escrita do narrador. Com relação aos conceitos pertinentes aos estudos literários, como elementos da narrativa, narrador e metalinguagem, são tratadas as concepções presentes nas obras de Brait (1985), Barthes (2007), Genette (1995), entre outros. Quanto aos aspectos teóricos sobre o conto que fundamentam a interpretação, embasamo-nos nas obras de Piglia (2004) e Zolin (2015).

Biografia do Autor

Stelamaris da Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Letras - Habilitação Português/ Espanhol e suas Literaturas pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL, da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde a graduação se dedica à pesquisa sobre a poesia de Emmanuel Marinho, poeta sul-mato-grossense.
Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Letras Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura comparada, literatura brasileira, teoria da literatura e ficção e história, violência e horror. Vice-Presidente da ABRAPLIP (2010-2011). Presidente (2012-2013) da ABRAPLIP. Membro do GT de Literatura e Ensino da ANPOLL. Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) (2017-2018). Atual Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Referências

ÂNGELO, Ivan. "Promessa". In: CAMPEDELLI, Samira Youssef (Org.). Professor e aluno. São Paulo: Atual, 1992.

BARTHES, Roland. Literatura e metalinguagem. In: _______. Crítica e verdade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985. (Série Princípios).

CAMPEDELLI, Samira Youssef (Org.). Professor e aluno. São Paulo: Atual, 1992.

CANDIDO, Antonio et al. A personagem do romance. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GENETTE, Gerard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ZOLIN, Lúcia. O que é literatura? Provocações metalinguísticas em narrativas de Luci Collin. Rev. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, UnB, n. 45, p. 321-340, jan./jun. 2015.

Publicado
2019-09-04