A LITERATURA DE RESISTÊNCIA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA CRIANÇA NEGRA
Resumo
A literatura infantil pode ser utilizada para quebrar padrões preconceituosos através da sua relação com os contextos sociais de cada época (CANDIDO, 1976), nesse sentido, há necessidade dos professores apontarem e discutirem métodos para o desenvolvimento cognitivo e ideológico da criança, com intuito de ressignificar paradigmas racistas baseados em uma falsa ideia de democracia racial, que gerou em nosso país o racismo velado, pela perspectiva das relações raciais livres de uma escala de valores (DOMINGUES, 2005). Este artigo tem como objetivo fazer uma investigação acerca dos processos científicos históricos sobre o percurso do negro na sociedade brasileira, a partir do estudo e pesquisa sobre os conceitos de raça, racismo (MUNANGA, 2003) e identidade (HALL, 2009) e para isso utilizando como corpus Menina Bonita do Laço de Fita (MACHADO, 2011), como texto de resistência para fomentar o empoderamento da criança negra dentro do ambiente escolar. Há necessidade de se discutir questões pertinentes ao negro por meio da literatura para integração entre todos os cidadãos? Certamente, pois a literatura além de arte, serve para criticar, delatar e expressar-se diante de questões como o racismo por exemplo, dessa forma, o texto literário surge como materialidade específica da linguagem, pois permite o diálogo com os diversos contextos históricos que formam a identidade cultural de uma nação. É de suma importância que a literatura de resistência seja integrada às práticas de ensino, como mediadora para a quebra destes padrões preconceituosos, podendo colaborar para a busca e aceitação da criança negra, e sua interação de maneira paritária com a sociedade em que se insere.Referências
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