A CONSTRUÇÃO DO HUMOR NO DISCURSO RELIGIOSO
Resumo
Com esse trabalho, apresentamos o recorte de um estudo que investiga o funcionamento do humor no discurso religioso, tendo como exemplo os enunciados produzidos pelo Pastor Cláudio Duarte. Tradicionalmente não é esperado que uma reunião religiosa seja local de entretenimento, no entanto, a manifestação humorística passou a constituir os sermões pregados em cultos evangélicos por esse pastor. Assim, nosso estudo busca compreender como esse método de pregação cômico é construído e quais elementos linguístico-discursivos contribuem para o efeito de humor. A proposta do nosso trabalho é discutir sobre a construção do humor e seus efeitos de sentido no discurso religioso para descrever e analisar enunciados que apresentam estereótipos sobre a mulher e a sexualidade. Nossa metodologia de análise é a pesquisa qualitativa, seguindo o método arqueológico de Foucault (2008). Embasados pelo aporte teórico da análise do discurso francesa, observamos que a utilização do humor no discurso religioso pode ser considerada uma ferramenta para doutrinação. É possível pensar que a manifestação do humor no discurso religioso faz circular o poder pastoral (FOUCAULT, 1995) e o poder disciplinar (FOUCAULT, 2014), uma vez que o discurso investido de humor, além de ser agradável e prazeroso, é qualificado como a voz de Deus. Entretanto, esse discurso carregado de estereotipização pode apresentar-se como um discurso preconceituoso e machista. Diante disso, o estudo justifica-se pela necessidade de compreender como, no processo discursivo, o humor é empregado e quais seus efeitos de sentido. É relevante estudar os enunciados de Duarte porque ele é um formador de opinião, que, ao incorporar o humor em seu sermão, tem conquistado muitos adeptos, tornando-se um sujeito midiático. Seus sermões representam a midiatização do discurso religioso, por meio de uma oratória ousada e peculiar.Referências
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