A FIGURA DO ALCOVITEIRO NAS OBRAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS

  • Suéllen Silva Varela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Alonso Torres Freire UFMS
Palavras-chave: Ficção Brasileira. Alcoviteiros. Machado de Assis. Literatura Brasileira.

Resumo

 Resumo: Em geral, quando se fala em clássicos da Literatura Brasileira como Memórias póstumas de Brás Cubas (publicado em 1882) e Dom Casmurro (publicado em 1899), com vasta fortuna crítica, enfatizam-se os personagens principais, como Brás, no primeiro romance, e Capitu, no segundo. No entanto, as personagens secundárias nos dois romances que serão abordadas neste trabalho são muito importantes para o andamento e as peripécias do enredo, muitas vezes convertendo-se mesmo em personagens chave nas tramas. É o caso de D. Plácida, no primeiro, e José Dias, no segundo romance, já que ajudam de uma maneira ou de outra na consecução dos desejos dos protagonistas. Sem outras fontes de renda, esses personagens vivem à margem das famílias, como é o caso de José Dias, ou são mantidos por um dos personagens principais, como acontece com D. Plácida, dependendo destes para tudo. Como as obras selecionadas já contam com vasta fortuna crítica, adotaremos como suporte teórico e crítico básico o clássico Formação da Literatura Brasileira (2007), de Antônio Candido, referência sobre a literatura até o advento de Machado de Assis, além de trabalhos críticos específicos sobre o autor, tais como os de Roberto Schwarz, Ao vencedor as batatas: formas literárias e processo social nos inícios do romance brasileiro e Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis (2000), ensaios como Esquema de Machado de Assis, da obra Vários Escritos (2004), de Antonio Candido, entre outros. Dessa forma, no decorrer desse trabalho, buscamos demonstrar a importância dos personagens alcoviteiros, secundários, especificamente nos dois romances citados, ambos de Machado de Assis.

 

Biografia do Autor

Suéllen Silva Varela, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda no curso de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Graduação em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017).
José Alonso Torres Freire, UFMS
PPGEL/UFMS

Referências

FREIRE, José Alonso Torres. Habitantes das fronteiras: “crias da casa” na literatura brasileira. In: Pereira, Danglei de Castro; Santos, Rosana Cristina Zanelatto (Orgs.). Olhares sobre o marginal. Jundiaí: paco Editorial, 2015.

_____. Machado de Assis: o retorno para o leitor contemporâneo Revista Itinerários, Araraquara, n. 34, p.157-170, jan./jun. 2012.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 2005.

______. Esaú e Jacó. São Paulo: Ática, 2001.

______. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1987.

______. Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. Disponível em: <https://www.scribd.com/document/160548557/Instinto-de-Nacionalidade-Machado-de-Assis-PDF> Acesso em: 30 jun. 2017.

BASTIDE, Roger. Machado de Assis Paisagista. Revista USP, Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP,2002-2003. no. 56. p. 192-202.

CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira. São Paulo: Atual/Ed. 1995.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa, 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

FREIRE, José Alonso Tôrres Freire. Os saberes da literatura e a formação do leitor. Entreletras, Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Línguas e Literaturas da UFT, 2010, no. 1. P. 191-208.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss eletrônico: versão monousuário 1.0. Objetiva, 2009.

LEITE, Míriam Moreira. A Condição Feminina no Rio de Janeiro, Século XIX: antologia de textos de viajantes estrangeiros. São Paulo: EdUSP, 1984.

PESSOA, Fernando. Mensagem. 13.ed. Lisboa: Ática, 1979.

LIMA, Samara Pereira Souza de. As heroínas românticas nas obras A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo e Senhora de José de Alencar. 2016, 51 p. Monografia. UFMS, Aquidauana, 2016.

REIS, Carlos & LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia. 7.ed. Coimbra Portugal: Almedina, 2007.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2000. (Coleção Espírito Crítico).

______. Um mestre na periferia do Capitalismo. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2000a. (Coleção Espírito Crítico).

SOUZA, William Isaías Carvalho. A representação da paternidade nas obras Iaiá Garcia e Memórias póstumas de Brás Cubas: estudos comparados em Machado de Assis. 2015, 88 p. Dissertação (mestrado). UFMS, Campo Grande, 2015.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. A Voz Embargada: imagem da mulher em romances ingleses e brasileiros do século XIX. São Paulo: EdUSP, 1996.

Publicado
2019-09-04