LITERATURA BRASILEIRA E LEITOR: UMA RELAÇÃO COGNITIVA

  • Rosimeire Santos Alecrin Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ( UEMS)
  • Márcio Antonio de Souza Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UEMS; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS
Palavras-chave: Cognição. Leitura. Literatura brasileira. Poesia. Manuel Bandeira.

Resumo

Nas séries finais do Ensino Fundamental, fazer com que o estudante leia fluentemente e consiga compreender o conteúdo lido é um dos principais focos do corpo docente e de toda a comunidade escolar. As dificuldades em relação à leitura assolam a maior parte dos estudantes, fato que interfere diretamente no rendimento e na aprendizagem escolar. Ler poemas do poeta e interpretá-los estão nesse contexto de dificuldades enfrentadas pelos estudantes do 6º ano de uma escola do município de Sonora–MS. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática baseada na leitura de poemas do poeta Manuel Bandeira, a fim de incentivar a leitura e analisar o processo de cognição ao se construir o sentido no momento que se lê. Destaca-se a relevância desse trabalho, uma vez que ler é o um dos principais desafios da escola, além disso, ao se pensar na leitura de poemas da Literatura Brasileira, valoriza-se a cultura clássica e enriquece o conhecimento cultural do indivíduo. Para tal empreitada baseamos-nos nas leituras de Oliveira(2010), Leffa(2006), Souza(2012), Rodrigues(2012) Colomer (2007), Cosson (2010). A pesquisa está fundamentada tanto em uma sequência didática que inclui a leitura do poema “Pasárgada” de Manuel Bandeira, que será lido, ouvido e visualizado, em questionários orais que levem à reflexão do texto, contextualização da obra, pesquisa em sala de tecnologia educacional de outros poemas do autor e, por fim, apresentação de outros poemas do escritor. Acredita-se, com isso, que oportunizar ao estudante a leitura de textos clássicos literários produz maior enriquecimento cultural e permite a observação de como acontece o processo cognitivo entre o leitor e o texto.

Biografia do Autor

Rosimeire Santos Alecrin, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ( UEMS)
Mestranda em Letras ( PROFLETRAS ) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ( UEMS) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ;Pós – graduação em Estudos da Linguagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN);Graduada em Letras - Língua portuguesa e Língua espanhola pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul( UFMS)  . Atualmente professora da rede municipal de ensino em Sonora-MS.

Referências

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Publicado
2019-09-04