LITERATURA BRASILEIRA E LEITOR: UMA RELAÇÃO COGNITIVA
Resumo
Nas séries finais do Ensino Fundamental, fazer com que o estudante leia fluentemente e consiga compreender o conteúdo lido é um dos principais focos do corpo docente e de toda a comunidade escolar. As dificuldades em relação à leitura assolam a maior parte dos estudantes, fato que interfere diretamente no rendimento e na aprendizagem escolar. Ler poemas do poeta e interpretá-los estão nesse contexto de dificuldades enfrentadas pelos estudantes do 6º ano de uma escola do município de Sonora–MS. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática baseada na leitura de poemas do poeta Manuel Bandeira, a fim de incentivar a leitura e analisar o processo de cognição ao se construir o sentido no momento que se lê. Destaca-se a relevância desse trabalho, uma vez que ler é o um dos principais desafios da escola, além disso, ao se pensar na leitura de poemas da Literatura Brasileira, valoriza-se a cultura clássica e enriquece o conhecimento cultural do indivíduo. Para tal empreitada baseamos-nos nas leituras de Oliveira(2010), Leffa(2006), Souza(2012), Rodrigues(2012) Colomer (2007), Cosson (2010). A pesquisa está fundamentada tanto em uma sequência didática que inclui a leitura do poema “Pasárgada” de Manuel Bandeira, que será lido, ouvido e visualizado, em questionários orais que levem à reflexão do texto, contextualização da obra, pesquisa em sala de tecnologia educacional de outros poemas do autor e, por fim, apresentação de outros poemas do escritor. Acredita-se, com isso, que oportunizar ao estudante a leitura de textos clássicos literários produz maior enriquecimento cultural e permite a observação de como acontece o processo cognitivo entre o leitor e o texto.Referências
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
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RODRIGUES, Ana Patrícia Inácio. Processos Cognitivos e Leitura/ Estudo Comparativo em Crianças com e sem Dificuldades na Leitura. Lisboa; Maio de 2012. Disponível em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/10754/1/Fun%C3%A7%C3B5es%20Conitivas%20e%20Leitura.pdf. Acesso em 25 setembro 2018.
SOUZA, Ana Aparecida Arguelho de. Porque ler os clássicos. In: GOMES, Nataniel dos Santos e ABRÂO, Daniel. (Orgs.). Pesquisa em Letras: questões de língua e literatura. Curitiba: ppris, 2012.
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