"VIDEO MAPPING" NO CONTEXTO DA NOVA MÍDIA

  • Luis Felipe Santos Salgado da Rocha UFMS
  • Eluiza Bortolotto Ghizzi

Resumo

O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação tem influenciado a cultura de um modo geral, principalmente a partir dos nos anos 1990, momento em que o computador passou a ser utilizado nos mais diversos segmentos da produção cultural, “conduzindo não só ao surgimento de novas formas culturais como também à redefinição das que já existiam” (MANOVICH, 2001, p. 09). No campo da Arte isso se manifesta na transformação das linguagens existentes e na criação de novas, sendo que um exemplo disso parece ser o video mapping (ou projeção mapeada), que, em síntese, consiste na projeção de imagens videográficas previamente calculadas com a finalidade de se ajustarem às principais características de uma ou mais superfícies físicas que possuam a capacidade de refletir tal projeção. Segundo o estudioso Lev Manovich, em seu livro The Language of New Media (2001), a influência que o computador passou a exercer sobre a cultura acabou por afetar a área da comunicação criando-se assim a chamada nova mídia, que é composta, via de regra, por cinco princípios gerais, sendo eles: o da representação numérica, o da modularidade, o da automação, o da variabilidade e o da transcodificação. No contexto de uma investigação que se propõe estudar o video mapping como uma linguagem específica (PEIRCE, 2005; PIGNATARI & PINTO, 1964; FERRARA, 1981), este artigo propôs-se a analisá-lo sob a ótica da nova mídia, tal como proposta pelo estudioso russo supracitado, constatando a presença ou não dos cinco princípios por ele descritos.

Publicado
2020-09-21