A LEITURA EM MEIO DIGITAL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOS ALUNOS SOB O PRISMA DOS MULTILETRAMENTOS

  • Bárbara Artuzo Simabuco UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Iasmin Maia Pedro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Monalisa Íris Quintana UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Cleonice Candida Gomes Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Com o advento das tecnologias digitais oriundas do processo de globalização, a pertinência de práticas de linguagem que contemplem as novas ferramentas, tais como os multiletramentos (ROJO, 2012), necessitam ser abordadas em sala de aula, porém tal fator ocorre em diferentes medidas quando se trata de um contexto público de ensino. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar o hábito de leitura do aluno de escola pública em hipermídias, bem como, em específico, identificar a recorrência do hábito de leitura, analisar como se dá tal prática em sua forma hipermidiática e a relação com a leitura apreendida em um contexto de sala de aula. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa-interpretativista, realizada por meio da observação e da aplicação de questionários a estudantes de duas salas de aula do ensino fundamental de uma escola pública. Assim, foi possível constatar o uso de recursos digitais para leitura na escola analisada, nas turmas de 6º e 9º ano, contudo tal uso não se mostra suficiente se não houver familiaridade e interação entre leitor e texto, conforme ressalta Solé (2014). Assim, os alunos utilizam tais recursos tecnológicos digitais, mas não estipulam objetivos para a leitura.

Biografia do Autor

Bárbara Artuzo Simabuco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Discente do curso de Letras - Português e Inglês na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Iasmin Maia Pedro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Discente do curso de Letras - Português e Inglês na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Monalisa Íris Quintana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Discente do curso de Letras - Português e Inglês na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cleonice Candida Gomes Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Prof. Drª. do curso de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2020-09-21