A LEITURA EM MEIO DIGITAL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOS ALUNOS SOB O PRISMA DOS MULTILETRAMENTOS
Resumo
Com o advento das tecnologias digitais oriundas do processo de globalização, a pertinência de práticas de linguagem que contemplem as novas ferramentas, tais como os multiletramentos (ROJO, 2012), necessitam ser abordadas em sala de aula, porém tal fator ocorre em diferentes medidas quando se trata de um contexto público de ensino. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar o hábito de leitura do aluno de escola pública em hipermídias, bem como, em específico, identificar a recorrência do hábito de leitura, analisar como se dá tal prática em sua forma hipermidiática e a relação com a leitura apreendida em um contexto de sala de aula. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa-interpretativista, realizada por meio da observação e da aplicação de questionários a estudantes de duas salas de aula do ensino fundamental de uma escola pública. Assim, foi possível constatar o uso de recursos digitais para leitura na escola analisada, nas turmas de 6º e 9º ano, contudo tal uso não se mostra suficiente se não houver familiaridade e interação entre leitor e texto, conforme ressalta Solé (2014). Assim, os alunos utilizam tais recursos tecnológicos digitais, mas não estipulam objetivos para a leitura.
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