O BRASIL SEGUNDO OS ROMANCES DE DARCY RIBEIRO: EFEITOS DA COLONIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE DESCOBRIMENTO
Resumo
O projeto colonial motivado pelo interesse mercantil trouxe à formação do povo brasileiro efeitos permanentes. Desde a assimilação do passado eurocêntrico à reconfiguração das identidades e projeção do futuro, a colonização gerou a dependência cultural e intelectual. Ante o cenário, ter a consciência de que não podemos negar a inevitável dependência é condição indispensável e estágio primeiro para superá-la; o segundo é a capacidade de produzir a partir de exemplos nacionais e não apenas de modelos estrangeiros. Sendo assim, a proposta desta escrita é compreender, na esteira de Alfredo Bosi, A dialética da colonização, o movimento do processo civilizatório que procura abarcar passado, presente e futuro e a consequência desse no imaginário nacional. Para isso, como proposta de produção que expõe as marcas da colonização, os romances de Darcy Ribeiro são compreendidos como forma de tomada de consciência, redescobrimento do Brasil e espaço para vozes silenciadas.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).