O PROTAGONISTA E SEU SILÊNCIO: TRAUMAS DA MEMÓRIA EM "PASSAGEIRO DO FIM DO DIA" DE RUBENS FIGUEIREDO

  • Jucelia Souza da Silva UFMS
  • Ricardo Magalhães Bulhões

Resumo

Nesta análise partimos da questão que fica diante da narrativa do romance Passageiro do Fim do Dia de Rubens Figueiredo: por que o protagonista não narra sua própria história, já que toda ela se apresenta repleta de motivações emocionais, compõem-se por meio da memória dele mesmo? O silêncio de Pedro é um dos elementos que se somam para formar o efeito de sentido esperado pela trama: o pessimismo, a melancolia, o trauma, gerados por um ambiente hostil e por diversas formas de violência a que o sujeito é submetido ao longo do tempo. Violência e literatura são temas que se relacionam ao representar o mundo atual e ao trazer de modo simbólico as inquietações do sujeito contemporâneo diante das formas de organização social e da formação de um psicológico coletivo consequente a isso. Temos, diante disso, o objetivo de refletir sobre o romance na contemporaneidade, considerando algumas questões que não dizem respeito apenas a esta obra especificamente, mas de imbricações que a partir dela nos remetem a narrativa ou a obra literária de uma forma geral. Para isso trazemos ao diálogo especialmente Jaime Ginzburg (2012), Regina Dalcastagné (2012) e outros estudiosos que tratam da relação entre literatura e violência, assim como as contribuições da Teoria Literária para pensarmos a obra.

Publicado
2020-09-21