O "BLENDED LEARNING" A FAVOR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

  • Leticia da Rocha de Araujo ufms

Resumo

Este artigo é o relato inicial de uma pesquisa de mestrado em que se investiga o método blended learning como ferramenta para ensino da literatura afro-brasileira, pois nesse contexto, o aluno aprende por meios mais dinâmicos. Basicamente, o processo de ensino/aprendizagem ocorre ora presencial ora a distância como uma “sala de aula invertida”. É importante ressaltar que, desde a publicação da Lei 10693/03, percebe-se a falta de materiais impressos e métodos que abarquem essa temática nas instituições de ensino. Por isso, esta pesquisa descreve aspectos do ensino híbrido que pode servir como base para o profissional da educação que deseja ensinar com efetividade a cultura e a história do povo negro. De forma que muitos educadores têm dificuldades para trabalhar com a temática relacionada ao preconceito e discriminação racial, por isso, como auxílio são apresentadas algumas estratégias de ensino. Sendo assim, este texto apresenta a “aprendizagem invertida”, como ferramenta apropriada para acessar temas importantes sobre a diversidade racial. Portanto, a questão que orienta este estudo trata de como o blended learning pode contribuir para o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para discussão teórica da aprendizagem colaborativa menciona-se Felipe e Orvalho (2004), e ainda, para análise dos benefícios da sala de aula invertida consideramos Schlemmer et al. (2007) e Valente (2014). Ao final da investigação, constatou-se que os conflitos, preconceitos e discriminação raciais revelaram ser preciso um grande investimento na educação.

Publicado
2020-09-21