LÍNGUA E DISCRIMINAÇÃO: OS CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INCLUSIVA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as manifestações de discriminação linguística sofridas por alunos de uma escola pública do município de Bela Vista – MS e os sentimentos gerados a partir desses atos, sob a perspectiva teórico/metodológica da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008; CALVET, 2002; BAGNO, 2015). Os dados utilizados para este estudo foram coletados por meio de Testes de Atitude Linguística aplicados a 199 alunos da Educação Básica. Dentre os resultados encontrados, destaca-se o “bullying linguístico” sofrido por 25% dos sujeitos dessa pesquisa, atitude que causa impactos fortemente negativos em suas vidas, contribuindo para a baixo autoestima dos alunos e perpetuando o pensamento de que existe uma única forma certa de falar. A partir dessas verificações, a pesquisa pretende colaborar com o campo de diálogo sobre atitudes linguísticas no estado de Mato Grosso do Sul e também contribuir para a implementação de uma Pedagogia da Variação Linguística no ensino de línguas.
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