O PAPEL DO CURSO DE LETRAS NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO DOS ACADÊMICOS

Resumo

Preconceito linguístico refere-se à atitude negativa frente a um determinado grupo linguístico sem razão aparente para isso. Geralmente, essa atitude está voltada a grupos linguísticos que detêm pouco ou nenhum prestígio social (BOTASSINI, 2015). Quando os alunos chegam ao curso de graduação em letras é perceptível a sua surpresa ao se depararem com as disciplinas de linguística, pois a grande maioria vem de uma Educação Básica conservadora e de um ensino de língua portuguesa calcado na gramática tradicional, sem reflexão linguística que historicamente reforça e constrói atitudes negativas a respeito da língua e das suas variedades. Diante dessa observação inicial, o objetivo desta pesquisa é identificar crenças e atitudes dos acadêmicos do curso de Letras – formandos – a respeito da variação linguística do português e refletir sobre o papel do curso de Letras na desconstrução de mitos populares acerca da língua, tendo em vista que suas crenças e atitudes linguísticas influenciarão nas decisões voltadas à questão do ensino a partir do momento em que se tornarem professores da Educação Básica. Este estudo é realizado sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008; CALVET, 2002; BAGNO, 2015).

Biografia do Autor

Patrícia Graciela da Rocha, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino e Doutorado na mesma área e instituição, sob orientação da Prof. Dra. Izete L. Coelho. Tem anos de experiência em docência na Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na área de Letras, atuando no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Atualmente é professora Adjunta da UFMS/Campo Grande-MS, Professora Colaboradora no Mestrado em Estudos de Linguagens da mesma instituição e Professora nos cursos de Letras Português e Espanhol EaD e presencial.

Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Área de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino

Publicado
2020-09-21