O PAPEL DO CURSO DE LETRAS NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO DOS ACADÊMICOS
Resumo
Preconceito linguístico refere-se à atitude negativa frente a um determinado grupo linguístico sem razão aparente para isso. Geralmente, essa atitude está voltada a grupos linguísticos que detêm pouco ou nenhum prestígio social (BOTASSINI, 2015). Quando os alunos chegam ao curso de graduação em letras é perceptível a sua surpresa ao se depararem com as disciplinas de linguística, pois a grande maioria vem de uma Educação Básica conservadora e de um ensino de língua portuguesa calcado na gramática tradicional, sem reflexão linguística que historicamente reforça e constrói atitudes negativas a respeito da língua e das suas variedades. Diante dessa observação inicial, o objetivo desta pesquisa é identificar crenças e atitudes dos acadêmicos do curso de Letras – formandos – a respeito da variação linguística do português e refletir sobre o papel do curso de Letras na desconstrução de mitos populares acerca da língua, tendo em vista que suas crenças e atitudes linguísticas influenciarão nas decisões voltadas à questão do ensino a partir do momento em que se tornarem professores da Educação Básica. Este estudo é realizado sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008; CALVET, 2002; BAGNO, 2015).
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