INTERNACIONALIZAÇÃO COMO PRÁTICA LOCAL MEDIADA PELA TELECOLABORAÇÃO
Resumo
Nos últimos anos, aspectos sobre os processos de internacionalização têm sido largamente contemplados nas instituições de ensino superior. Este trabalho apresenta um recorte de minha dissertação de mestrado que enfatiza uma particularidade bem marcante desses processos, a prática local. Como professora de língua inglesa e influenciada por metodologias que abarcam a internacionalização e a globalização, trago o Projeto de Telecolaboração (GUTH; HELM; O’DOWD, 2012) realizado na UEMS como um exemplo de internacionalização como prática local. A Telecolaboração é um intercâmbio cultural online que se refere à atividade de envolver alunos de línguas na interação e no trabalho de projeto colaborativo com parceiros de outras culturas por meio do uso de ferramentas e interfaces digitais de comunicação (O’DOWD, 2012). A partir de análises de natureza qualitativa, com aspectos da epistemologia da emergência (SOMERVILLE, 2007), busco compreender de que maneira as ações do projeto em questão colaboram nas percepções e construções de sentidos dos participantes, professores e futuros professores de inglês, do Canadá e do Brasil – no que diz respeito ao ensino de língua inglesa. Para tecer um melhor entendimento acerca dessas questões, pautei-me em autores como De Witt (2002), Knight (2008), Rocha e Maciel (2015; 2016), Maciel e Vergara (2019), Kumaravadivelu (2012), entre outros.
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