POSICIONAMENTO POLÍTICO-REGIONAL NA #ELENÃO: UMA ANÁLISE DE MEMES SOBRE O NORDESTE NO "TWITTER"

  • Amanda da Silva Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elaine de Moraes Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Santos de Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Sob o escopo teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, mais afinada ao pensamento de Michel Foucault, este trabalho objetiva problematizar a circulação de memes sobre o Nordeste na plataforma do Twitter. A escolha de tal território se justifica porque, com a finalização do segundo turno das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, apenas essa região havia direcionado mais votos ao candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Com a vitória do ultradireitista Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), entretanto, a população nordestina foi discursivizada como intelectualmente incapaz de escolher um representante, sobretudo pelo interesse em retirar o PT após 12 anos no governo. Nessa visada, a problemática territorial, aliada ao discurso imagético do humor, inquietou-nos na medida em que materializou, na mídia online, as diversas técnicas de poder em confronto na sociedade contemporânea. Dentre os efeitos de poder mobilizados pelas publicações analisadas, apontamos, como resultados, as identidades regionais enquanto local de enfrentamento entre múltiplas correlações de força (FOUCAULT, 2018a), tanto quanto situamos o meme como um potencial dispositivo de resistência (FOUCAULT, 2018b).

Biografia do Autor

Elaine de Moraes Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da UFMS e líder do Grupo de Pesquisas SuDiC/CNPq - Corpo, Surdez e Discursividades (político)midiáticas. E-mail: proflainemoraes2@gmail.com.

Matheus Santos de Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: matheus.daraujo0@gmail.com.

Publicado
2020-09-21