UMA ABORDAGEM MERCADOLÓGICA SO ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA E SUAS DERIVAÇÕES

  • Ana Beatriz Falcunier CASTRO
  • Ana Claudia Maia OLIVEIRA
  • Ingrid Abigail Cruz OLIVEIRA
  • Manoel Carlos de OLIVEIRA JUNIOR
Palavras-chave: mercado vegetariano, hábitos alimentares, consumo

Resumo

A alimentação vegetariana e suas derivações conquistaram espaço no mercado, sendo reflexo de mudanças alimentares sustentadas em fatores culturais, de saúde e da questão do bem-estar animal em termos de condições precárias e exploração.  Este retrato se estende ao aumento da demanda de produtos vegetarianos no ambiente mercadológico. O presente artigo busca identificar a percepção dos consumidores classificados como vegetarianos, veganos e suas derivações acerca do mercado de alimentos desse nicho.  Para isso, fez-se aplicação de pesquisa quantitativa em meio virtual por meio da plataforma Google Forms, com respondentes residentes na cidade de Manaus, capital do Amazonas. A análise de resultados com as respostas obtidas e aporte de estatística descritiva demonstrou que motivados em sua maioria pela causa animal, hábitos saudáveis e meio ambiente, aqueles que se identificam com o critério de inclusão apontado observam a crescente disponibilidade e variedade de produtos não cárneos, ainda com preço pouco acessível e presença em praça de poucos estabelecimentos comerciais voltados a esse público, em contraste com o alto número de serviços delivery, sendo estes aspectos influenciados pela zona urbana em que os respondentes residem.

Referências

ABONIZIO, Juliana. CONFLITOS À MESA: vegetarianos, consumo e identidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [S.L.], v. 31, n. 90, p. 115, fev. 2016. Fap-Unifesp (SciELO). http://dx.doi.org/10.17666/3190115-136/2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010269092016000100115&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2021.
ANDRADE, Cristiane et al. O vegetarianismo entre jovens. 2020. 131 p. Pesquisa (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação, Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2020.
ARNONI, F.; MASTELLA, M. Análise da Oferta de Opções Vegetarianas em Bares e Restaurantes não Especializados. Revista Hospitalidade, v. 17, n. 3, p. 50-73, 2020. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/59534/analise-da-oferta-de-opcoes-vegetarianas-em-bares-e-restaurantes-nao-especializados/i/pt-br. Acesso em: 07 jan. 2021.
BERTONCELO, Edison. Classe social e alimentação: padrões de consumo alimentar n Brasil contemporâneo. Revista brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.34, n.100, p. 1-28, abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092019000200505&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 jan. 2021.
BIRCHAL, R. M et al. The value and sacrifice perceived by vegetarian food consumers. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [S.l], v.12, n.1, p. 1-17, jan-mar. 2018.
CARREIRO, Juliana. Mercado brasileiro se rende aos 5 milhões de clientes veganos e oferece opções para este público. 2018. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/mercado-brasileiro-se-rende-aos-5-milhoes-de-clientes-veganos-e-oferece-opcoes-para-este-publico/. Acesso em 04 jan. 2021.
THE VEGAN SOCIETY. Definition of veganism. Inglaterra, 2017. Disponível em: https://www.vegansociety.com/go-vegan/definition-veganism. Acesso em 08 jan. 2021.
DELUCA, M. A. M et al. Frutas, legumes e verduras orgânicas: uma análise comparativa do mix de marketing entre o varejo norte-americano e o brasileiro. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, Curitiba, v.3, n.1, p. 11-25, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/47955/frutas--legumes-e-verduras-organicas--uma-analise-comparativa-do-mix-de-marketing-entre-o-varejo-norte-americano-e-o-brasileiro/i/pt-br. Acesso em 07 fev. 2021.
DIEZ GARCIA, Rosa Wanda. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana. Revista de Nutrição, Campinas, v.16, n.4, p. 483-492, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732003000400011. Acesso em 04 jan. 2021.
FRANCO, Érica de Souza; REGO, Raul Amaral. Marketing estratégico para subculturas: um estudo sobre hospitalidade e gastronomia vegetariana em restaurantes da cidade de São Paulo. Turismo, Visão e Ação, São Paulo, v.7, n.3, p. 469-482, 2005. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/22024/marketing-estrategico-para-subculturas--um-estudo-sobre-hospitalidade-e-gastronomia-vegetariana-em-restaurantes-da-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br. Acesso em: 07 fev. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da População, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?edicao=25272&t=resultados. Acesso em 20 jan. 2021.
IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Pesquisa de Opinião Pública sobre Vegetarianismo, 2018. Disponível em: https://www.svb.org.br/images/Documentos/JOB_0416_VEGETARIANISMO.pdf. Acesso em 07 fev. 2021.
MARTÍNEZ, Lucia. Por que é uma má notícia que a indústria se aproveite do “boom” vegano? 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/ciencia/1524564407_811902.html?id_externo_rsoc=FB_CC. Acesso em 07 fev. 2021.
MOREIRA, I. P. C.; ACEVEDO, C. R. Resistance to consumption and veganism: a study about motivations, values and feelings. Revista Gestão & Tecnologia, v.15, n.2, p. 50-67, mai-ago 2015. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/issue/view/50. Acesso em 20 jan. 2021.
RIBEIRO, Ursula Leite. A ascensão do consumo ético de produtos vegetarianos e veganos no mercado brasileiro. Observatório de la Economía Latinoamericana, Espanha, jun. 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/oel/2019/07/consumo-produtos-vegetarianos.html. Acesso em 13 fev. 2021.
RODRÍGUEZ, A. D. D. Contaminação cruzada: definição, mecanismo e modelagem. 2015. Disponível em: http://www.posalimentos.ufv.br/wp-content/uploads/2015/05/Resumen-Semin%C3%A1rio-Angie-D.-Duque-R..pdf. Acesso em 20 abr. 2021.
ROSA, Nadir Paula da; REVILLION, Jean Philippe Palma. Fatores estratégicos explorados pelas empresas processadoras de lácteos para inserir-se no mercado de bebidas à base de soja. Ciência Rural, Santa Maria, v.41, n.6, p. 1108-1113, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000600030. Acesso em 07 fev. 2021.
SILVA, C. R. L.; FLEURY, P. F. Avaliação da organização logística em empresas da cadeia de suprimentos de alimentos: indústria e comércio. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v.4, n.1, p. 47-67, jan-abr 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000100004. Acesso em 07 fev. 2021.
SIMÕES, Katia; TEIXEIRA, Rafael Farias. Cresce o mercado vegano. 2013. Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130934-17192,00.html. Acesso em 20 abr. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VEGETARIANISMO. Mercado Vegetariano. 2018. Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/mercado-vegetariano. Acesso em: 15 jan. 2021.
______. Vegetarianismo. 2018. Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e. Acesso em: 15 jan. 2021.
VIRGILLITO, Salvatore Benito et al. Pesquisa de Marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 528 p.
WEBDIET. Diferenças entre alimentação onívora, vegetariana e vegana. 2020. Disponível em: https://webdiet.com.br/blog/diferencas-entre-a-alimentacao-onivora-vegetariana-e-vegana/. Acesso em 20 abr. 2021.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
CASTRO, A. B. F.; OLIVEIRA, A. C. M.; OLIVEIRA, I. A. C.; OLIVEIRA JUNIOR, M. C. DE. UMA ABORDAGEM MERCADOLÓGICA SO ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA E SUAS DERIVAÇÕES. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 361-376, 1 jul. 2021.