GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
ESTUDO EMPÍRICO DO SETOR PÚBLICO EM MOÇAMBIQUE
Resumo
Este artigo tem objetivo de analisar a utilização da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva nas atividades rotineiras no setor público. O artigo mostra que na literatura existe uma lacuna na associação de ambos processos (Inteligência e GC) no contexto da Gestão Pública e o seu contributo visa demonstrar a relevância da aplicabilidade de GC e da Inteligência na Administração Pública. A pesquisa aplicou o método exploratório-qualitativo, com entrevista em semiestruturada como técnica de coleta de dados e usou-se o método de análise de conteúdo para analisar as informações coletadas. Os resultados mostram que para além da gestão de conhecimento e da inteligência auxiliar aos gestores na seleção de processo que orienta a criação, disseminação e o alcance de metas e objetivos organizacionais, também permite a melhoria contínua de serviços e de processos administrativos, contribuir para obter, analisar, interpretar, identificar, classificar, organizar, inovar e encaminhar conhecimentos aos executivos e às áreas responsáveis pela tomada de decisões, analisar as necessidades do setor e solução dos problemas, a geração de conhecimentos estratégicos de longo prazo, e a instituição pesquisada utiliza as ferramentas estratégicas de compartilhamento de conhecimentos como Google Drive, Google documentos, Microsoft Word, PowerPoint, Excel, entre outros.
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