O VALOR TRANSFORMADOR NA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS INCUBADOS NO BRASIL

Palavras-chave: Bem-estar. Felicidade. Incubadoras de empresas. Marketing de serviço. Valor Transformador.

Resumo

O valor transformador, ou valor transformacional, refere-se à promoção de mudanças positivas entre indivíduos e grupos no mercado, abrangendo aspectos como bem-estar, saúde, inclusão social e sustentabilidade. Essa abordagem vai além da entrega de valor econômico tradicional, priorizando dimensões sociais, ambientais e pessoais, com foco na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar duradouro. Embora o conceito tenha sido amplamente explorado em diversos setores empresariais, ainda não há estudos que abordem as sete dimensões do valor transformador no contexto das incubadoras de empresas no Brasil. Este estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas com gestores de sete empresas incubadas em diferentes regiões do país, destaca os atributos "design do serviço" e "experiência do serviço" como facilitadores do valor transformador percebido pelas empresas. A pesquisa conclui que as incubadoras podem gerar valor transformador para seus usuários, promovendo mudanças significativas na vida dos gestores, nas empresas e em seu entorno.

Palavras-chave: Bem-estar. Felicidade. Incubadoras de empresas. Marketing de serviço. Valor Transformador.

Biografia do Autor

MARILZA MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Doutora em Administração de Organizações e Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2024). Vencedora do Prêmio Guerreiro Ramos do Conselho Federal de Administração (CFA) Edição 2023, na categoria Práticas Inovadoras na Gestão Pública. Membro do Projeto SIGAA - Sistema de Identificação e Gestão de Áreas Agrícolas, aprovado no CENTELHA II MS/2023. Mestre em Administração de Organizações e Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2020). Pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atuou como Superintendente de Fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação na SIDAGRO - Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Campo Grande). Foi membro do Grupo de Estudos para a Implantação do Parque Tecnológico e de Inovação - Estação Digital, do município de Campo Grande, e também, membro do Comitê Gestor da Escola de Empreendedorismo do município de Campo Grande. Atuou como Diretora de Administração e Finanças na Fundação Municipal de Esportes (FUNESP/PREFCG). Atuou como administrador fiscal do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul. Atuou como Administradora colaboradora em Sistemas de Gestão por meio de metodologia BSC (Balanced Scorecard) na Empresa Oportuna Consultoria em Gestão de Agronegócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas. Atua como Administrador na FUNESP/PREFCG. Atualmente, atua como administradora na FUNESP/PREFCG.

FILIPE QUEVEDO-SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, cumprindo parte dos créditos na Universidade de São Paulo-USP (2012). Chefe da Secretaria de Especialização e de Aperfeiçoamento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenador do MBA em Marketing da Escola de Administração e Negócios ESAN-UFMS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGAD-UFMS. Editor adjunto da área de Marketing da Revista de Administração (RAUSP). Possui experiência nas áreas de comportamento do consumidor, métodos quantitativos, análise multivariada.

CAROLINE SPANHOL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), graduação em Gestão Específica de Supermercados pela Uniderp (2005), especialização em Planejamento e Tutoria em EAD pela UFMS (2008), mestrado em Agronegócios pela UFMS (2008) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora dos cursos de graduação e do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola de Administração e Negócios. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente com os temas: comportamento do consumidor de alimentos, varejo supermercadista e estudos multidisciplinares.

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Publicado
2024-09-13
Como Citar
MENDONÇA, M. T.; QUEVEDO PIRES DE OLIVEIRA E SILVA, F.; CAROLINE PAULETTO SPANHOL, C. O VALOR TRANSFORMADOR NA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS INCUBADOS NO BRASIL. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 7, n. 7, p. 70 - 95, 13 set. 2024.