Práxis sociolinguística no contexto educacional
definições, multiplicidades e rupturas
Abstract
Este artigo se propõe a uma revisão dos principais conceitos envoltos em Sociolinguística no que tangem à forma como esse conhecimento vem sendo aplicado no contexto educacional. Os avanços no estudo dessa ciência influenciaram sobremaneira o modo como determinadas concepções de Língua foram postas ao longo do tempo no ensino de Língua Materna. A variação padrão, antes dita como a única possível, era promovida como superior às demais variações, o que obliterava qualquer forma de comunicação que não se alicerçasse aos guias normativos. Desse prescritivismo surgem o preconceito linguístico e o silenciamento daqueles educandos que, a depender do seu estrato social, possuem mais dificuldades em se adaptarem à normatividade gramatical. Os autores basilares desta pesquisa foram Faraco (2008), Lima (2016), Callou e Leite (2010), Bagno (2003) e Bortoni-Ricardo (2005) que nos apresenta fatos linguísticos no âmbito escolar. Partimos desse conjunto de fatos e bases teóricas para conduzir a nossa reflexão no que diz respeito à Sociolinguística e as suas possíveis influências para a construção de um ensino mais equânime e transformador.
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.