A revista digital

uma análise em contextos educacionais

  • Aguinaldo Gomes de Souza UNIVISA

Abstract

Neste trabalho analisamos e descrevemos a produção de revistas digitais por estudantes do ensino médio como uma abordagem dialógica no ensino de língua portuguesa. O estudo analisa a diversidade de gêneros discursivos presentes em uma revista digital, bem como as marcas linguísticas e os elementos extralinguísticos que os constituem. Em relação a metodologia, baseamo-nos na perspectiva de análise da linguagem do círculo de Bakhtin e utilizamos o método dialógico discursivo para desvelar as relações dialógicas materializadas em forma de textos na revista. A análise revela que a revista é carregada de recursos multimodais, como imagens, vídeos e áudios, para enriquecer a comunicação e a interação com os leitores. O estudo aponta para a eficácia da abordagem de trabalho com gêneros da esfera digital em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de habilidades linguísticas e uma compreensão mais ampla da língua como prática social. O estudo também destaca a escolha consciente dos gêneros e o uso de tecnologias digitais como elementos relevantes para a prática pedagógica, nesse sentido, é possível dizer que um trabalho com o descrito, contribui para a compreensão das práticas sociais e das relações humanas mediadas pela linguagem no ambiente educacional digital.                                                                                                                 

Veröffentlicht
2024-04-30