Protótipos digitais de ensino, multiletramentos e uma análise da ferramenta ELO

  • Fernanda Victória Cruz Adegas UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS AQUIDAUANA.

Abstract

Este trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida acerca do protótipo digital de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b) “Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa”, desenvolvido no ELO - Ensino de Línguas On-line, o qual é entendido como ergódicos  (LEFFA, BEVILÁQUA, 2019). Desse modo, o referencial teórico é baseado nas seguintes referências: 1) estudo dos novos letramentos; 2) aprendizagem ergódica, 3) protótipos digitais de ensino e 4) sistemas autorais de materiais didáticos. Diante do exposto, o objetivo foi evidenciar até que medida o protótipo supracitado e a ferramenta ELO oferecem condições para o desenvolvimento de materiais didáticos ergódicos e interativos. Logo, como resultados, observou-se que o ELO, a partir da criação do protótipo elaborado pelos autores desta publicação, dispõe de variados recursos que viabilizam tal construção, sendo, portanto, mais que um PDF navegável, ou seja, um sistema ergódico e interativo, de fato.

Veröffentlicht
2024-04-30