O “O Recife que eu quero: meu olhar através da videorreportagem”

uma proposta pedagógica através das mídias digitais

  • Samya Oliveira UFPE
  • Millena Paz UFPE

Abstract

A tecnologia está presente no cotidiano de grande parte da população brasileira, especialmente através das mídias digitais. Sendo assim, a educação também recebe os impactos dessa nova realidade digital, de forma que faz-se necessário incluir essas mídias nas práticas escolares, especialmente no que tange ao trabalho com as linguagens. Dessa forma, o presente trabalho, respaldado em Bakhtin ([1952-53] 2010), Barsotti (2014) e Souza (2003), propõe uma trilha pedagógica, intitulada “O Recife que eu quero: meu olhar através da videorreportagem", a fim de articular a produção textual, em língua portuguesa, ao uso da plataforma TikTok através de uma prática comunicativa que se aproxime maximamente da realidade dos estudantes recifenses. A proposta é direcionada ao primeiro ano do Ensino Médio, de forma que, para seu desenvolvimento, foi necessário analisar o Currículo de Pernambuco (2021), a BNCC (2018) e estabelecer, baseado nas justificativas curriculares previamente estabelecidas, a temática, o gênero textual videorreportagem e os objetivos pedagógicos. A partir disso, elaborou-se um roteiro composto por sete encontros, visando a materialização dos objetivos. É importante reforçar o fato de que trata-se de uma proposta e que, portanto, pode ser adaptada conforme as necessidades de cada docente e de suas respectivas turmas. Além disso, a trilha ainda não foi colocada em prática, mas espera-se que ela seja um projeto que dialogue com as demandas dos agentes da educação e do ensino de produção textual, uma vez que, ela estimula o posicionamento crítico de todos os envolvidos, bem como insere a tecnologia na sala de aula.

Veröffentlicht
2024-04-30