Linguística Aplicada à formação de pedagogos(as)
desafios para a prática formativa estagial
Abstract
Estudos da linguística aplicada (LA) na formação em Pedagogia surgem como discussões importantes e desafiadoras voltadas para o estágio na educação infantil (EI) e anos iniciais (AI). É urgente na Pedagogia a fuga pela propensão a discussões “mais” práticas do que de “fundamentos” na relação com a área de Letras, particularmente, a LA. Com base nessa argumentação, a pergunta da pesquisa é: de que forma, a LA se constitui como espaço de desafios na formação de pedagogos(as) que vão ensinar Língua Portuguesa (LP) nos Anos Iniciais (AI) e nas práticas da EI nos estágios? A metodologia dessa pesquisa é a Análise de Conteúdo a partir de fragmentos de entrevistas com estudantes pedagogos(as) em que se discute a área de Letras (LA) na formação em Pedagogia. Chegam-se aos seguintes resultados: os estudantes entendem a importância dos fundamentos (teorias linguísticas) de LP, contudo, se sentem inseguros na relação com esses estudos; indicam mais “envolvimento” e desenvoltura com os aspectos mais voltados para as metodologias já apresentadas pelos Livros Didáticos (LD), sob a linguagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Apontam, ademais, que muito do que vivenciam na formação em Pedagogia recai sobre análises em LD de LP, mas, com pouca ou quase nula profundidade na LA. As reflexões nessa pesquisa encaminham uma proposta de maior conteúdo em LA que promova à formação estagial uma prática efetiva.
Copyright (c) 2021 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.