Leitura e produção de poemas e crônicas com estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Sorriso

  • Elisangela Saboia

Abstract

Em uma sociedade permeada por multiletramentos, comunicar-se de modo apropriado e dominar as possibilidades de uso de textos são condições essenciais para a participação na cultura letrada. Sendo assim, é papel fundamental da escola criar situações interlocutivas propícias para o aprimoramento da leitura e da escrita. Com esse objetivo, foi desenvolvido o Projeto de Ensino Leitura e Produção Textual de Poemas e Crônicas, com os estudantes ingressantes nos 1º anos dos cursos Técnicos em Agropecuária e em Alimentos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Sorriso. Resultante de uma ação pedagógica do Núcleo de Linguagens e Internacionalização do Campus Sorriso (NULIC), o Projeto atendeu cerca de vinte estudantes com encontros quinzenais. Adotou-se uma perspectiva discursiva-textual de trabalho com a linguagem. Os participantes realizaram as análises dos textos abordados nas aulas, exercitaram a produção textual e praticaram a revisão de seus próprios textos e dos seus colegas, com mediação docente. Como resultados, verificou-se que os estudantes puderam vivenciar a experiência da escrita como um processo a ser construído e não como algo pronto e acabado, o que permitiu incluir os alunos ao processo educacional como seres pensantes e de linguagem, como destaca Oliveira (2019). Portanto, além de contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem, este trabalho contribuiu para a formação integral dos estudantes.

Published
2024-04-30