A transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial

impactos na aprendizagem de Língua Espanhola

  • Fabiane Paiva Quelho Moni UFMS-CPAQ

Resumen

Neste artigo se objetiva apresentar a percepção de um grupo de professores em relação aos comportamentos apresentados por seus alunos no decorrer da transição do Ensino Remoto Emergencial para o retorno às aulas presenciais e de que modo essa circunstância influenciou na aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola. Haja vista que este estudo é parte integrante de uma pesquisa de TCC apresentado na comunicação oral do evento do IV Seminário Nacional de Língua e Linguagens da UFMS/CPAQ. Nesse sentido, é pertinente frisar que o recorte temporal ocorreu após o período da pandemia de 2020, ocasionada por meio do vírus SARS-CoV-2, popularmente denominado como (COVID-19). Ademais, é indubitável discorrer que em virtude da pandemia as organizações sanitárias e de responsabilidade de saúde pública de todas as esferas prescreveram o isolamento social como mecanismo estratégico para o devido controle da disseminação do vírus mortal, por sua vez, a restrição de contato social modificou a rotina das escolas, considerada desde sempre como um ambiente seguro e que possui vários estímulos e práticas sociais de interação. A metodologia utilizada é a qualitativa de natureza expositiva cuja coleta de dados advém da pesquisa primária sendo oriunda de um questionário on-line realizada através da plataforma do Google Forms. Por fim, vale mencionar que as conjunturas ocasionadas durante o retorno as aulas presenciais demonstraram que as relações de interações socioemocionais entre os pares do âmbito escolar contribuem para a aprendizagem de Língua Espanhola

Publicado
2024-04-30